SMS Manhuaçu intensifica ações contra o mosquito da dengue

Com o objetivo de resguardar a população do risco de contagio e proliferação de arboviroses como Dengue, Zica e Chicungunya em Manhuaçu, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde tem realizado ações intensificadas de combate ao Aedes Aegypti.

Após mapeamento realizado desde o mês de abril , onde foram constatados os locais de maior proliferação do vetor no perímetro urbano, iniciou-se o planejamento das ações para combater os focos do inseto.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Manhuaçu, Lorena Gonçalves explica que o trabalho tem sido realizado com todos os cuidados necessários, devido à pandemia de coronavírus. “No dia 24 de abril foi realizada a aplicação de UBV (Ultra Baixo Volume) no distrito de São Pedro do Avaí, pois foram realizadas três buscas ativas no local onde os pacientes manifestaram sintomas clássicos de dengue (febre alta, artralgia, exantema maculo papilar”, explica a coordenadora. Detectadas plaquetas baixas em dois pacientes e, devido ao risco de que se ocorresse um surto de arbovirose na localidade foi necessária a aplicação do inseticida malation a Ultra Baixo Volume, para a eliminação ao máximo possível de mosquitos da área e, assim diminuir sua proliferação.

De acordo com a Coordenadora da Vigilância em Saúde do Município, Lorena Aparecida Gonçalves de Assis, o mais importante é a população não baixar a guarda. “Como tivemos um período de estiagem, o trabalho deve ser ainda mais intenso. Entendemos que um dos grandes problemas da existência do Aedes Aegypti em Manhuaçu está associado à intervenção humana”,salienta. Atenção deve estar voltada também para cisternas, piscinas, calhas e outros tipos de local de depósito, que mantém água parada, que são propícios para o vetor se proliferar.

A Secretária Municipal de Saúde, Karina Gama reforçou que o combate contra a dengue e as outras arboviroses precisa do envolvimento e união de todos os moradores de Manhuaçu. “Precisamos do apoio da população, para vencermos essa batalha. A limpeza e a fiscalização do acúmulo de água nas residências pelos moradores são de extrema importância”, acrescentou a Secretária.

Bairros recebem ação da Vigilância

No dia 30 de abril foi realizada a aplicação do inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), no Bairro Sagrada Família. Antes foi feita uma busca ativa no local e, o paciente apresentou os sintomas de cefaleia, artralgia, febre alta e presença de petéquias.

A aplicação do UBV foi feita no raio de 300 metros da residência do paciente, para assim resguardar a população circunvizinha do risco de arboviroses, eliminando grande parte dos mosquitos naquela área e, consequentemente diminuindo o número de contágio e proliferação.

Bloqueio nos próximos dias

Serão convocados de início dez agentes, podendo haver acréscimo. Os mesmos serão redistribuídos na localidade determinada, a fim de fazer o bloqueio de todo o local e na medida que for finalizando o bloqueio, a mesma equipe será convocada para as demais localidades. Os primeiros bairros serão Bom Pastor, Colina, Lajinha e Nossa Senhora Aparecida.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *