PM lança Operação Safra Segura na área 72ª Cia

72ciapm 72ciapm2
<
>

A Polícia Militar através da 72ª Companhia realizou o lançamento nesta quinta-feira da ‘Operação Safra Segura’, com o objetivo de potencializar o policiamento na área rural dos municípios que compõem a área da Companhia, (Manhuaçu, Luisburgo, São João do Manhuaçu, Reduto, Simonésia e Santana do Manhuaçu).

A Patrulha Rural será empregada diuturnamente nestes municípios, proporcionando um reforço no policiamento das comunidades rurais em virtude deste período de colheita do principal produto de nossa região, o café. A preocupação da Polícia Militar é com o aumento expressivo de circulação de pessoas e valores na região rural, e com isso as equipes de Patrulha Rural realizarão visitas aos produtores rurais a fim de transmitir orientações para que todos busquem adotar medidas de autoproteção.

MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO PARA O PRODUTOR RURAL

– Não deixe café colhido nas lavouras. Além disso, os galpões devem estar sempre bem trancados e iluminados. E o mais importante, nunca deixe grande quantidade de café estocado na propriedade.

– Evite deixar roçadeiras, motosserras, ou qualquer outro equipamento de valor nas lavouras. Mantenha-os em local bem trancado.

– Suspeite de pessoas que estejam rondando as fazendas, principalmente à noite. Procure anotar a placa e a cor destes veículos, repassando estas informações o mais rápido possível para a Polícia Militar.

– Antes de contratar, exija sempre os documentos de identificação, endereço e referências de outros locais onde o trabalhador já prestou serviço. Se houver qualquer suspeição, comunique a PM.

– Priorize o pagamento de funcionários e fornecedores com cheque. Faça esses pagamentos sempre em dias e horários diferentes.

– Dificulte o acesso a sua fazenda, mantendo as porteiras bem conservadas e fechadas com cadeados.

– Mantenha o terreiro e a casa bem iluminados. Visibilidade reduzida favorece a ação de criminosos. Instale alarmes, câmeras de segurança e sensores de presença. E coloque placas, avisando que no local existe sistema de segurança.

– Não comente sobre grandes vendas e evite manter altas quantias de dinheiro ou joias na fazenda. O lugar mais seguro para guardá-los é uma agência bancária.

– Oriente os funcionários a não fornecerem informações sobre a propriedade e seus donos a pessoas estranhas.

– Em caso de assalto, não reaja! Sua vida é mais valiosa do que qualquer bem! E se possível, procure observar a fisionomia dos bandidos para facilitar o reconhecimento, além de anotar placas e características dos veículos usados no roubo.

APOIO DA COMUNIDADE

Vale destacar, que a Polícia Militar depende muito de denúncias realizadas pela comunidade, para conseguir prevenir a ocorrência de crimes. A identidade dos denunciantes é sempre preservada e o sigilo é absoluto.

Todo cidadão pode ser parceiro da PM, denunciando atividades e pessoas suspeitas, pelos números 190 (emergências policiais) e 181, que é o Disque Denúncia Unificado, onde a pessoa não precisa se identificar e recebe uma senha para acompanhar as investigações. Ou se preferir, o cidadão consegue realizar denúncias conversando diretamente com o policial que realiza o patrulhamento na sua comunidade.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *