Vida e Saúde: Saiba mais sobre Hipotermia infantil

A hipotermia pode ocorrer com mais facilidade em crianças, já que a imaturidade no sistema nervoso central as tornam mais sujeitas a apresentar uma queda de temperatura. Crianças com hipotermia moderada a grave, dependendo do tempo de duração do quadro, podem apresentar convulsões, parada cardíaca e, em último caso, o óbito.

“Por isso, é importante que os pais não deixem as crianças expostas a temperaturas baixas sem a devida proteção, além de observarem a criança após administrar algum medicamento, a fim de identificar quadros de hipotermia, para que possam buscar atendimento médico precocemente”, conta Fillipe Loures.

Causas de hipotermia

A principal causa da hipotermia é a exposição ao frio. Outros fatores menos frequentes, mas que aumentam a chance de hipotermia, são: Anorexia, AVC, problemas no sistema nervoso central, trauma raquimedular, problemas endocrinológicos, queimaduras importantes e lesões extensas de pele.

A hipotermia também pode ser intencional, induzida pela equipe médica em situações específicas, visando algum benefício clínico ao paciente, como após ressuscitação cardiopulmonar e durante alguns procedimentos cirúrgicos. “Alguns medicamentos, como analgésicos e antiinflamatórios, também podem provocar quadros de hipotermia”, explica Fillipe Loures.

Hipotermia e hipertermia

Ao contrário da hipotermia, a hipertermia ocorre quando há elevação da temperatura corporal, ultrapassando 40°C. Ela pode ocorrer de forma intencional, em tratamentos médicos, ou a partir da alta exposição ao calor excessivo e reações a medicamentos. Ao contrário da febre, a hipertermia ultrapassa a capacidade do corpo de perder calor sozinho, podendo ser fatal.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *