Vida e Saúde: Como usar secador de cabelo sem danificar

Se o secador for usado, desde que na temperatura adequada e de forma correta, pode até desacelerar esse processo. Mas, para tal, o aparelho deve ser utilizado de forma apropriada e com moderação, preferencialmente uma vez por semana, para não ser tão danoso ao couro cabeludo e aos cabelos.

A indicação, portanto, é adotar temperaturas mais amenas do secador (com o difusor) e o manter a uma distância de no mínimo 15 centímetros, entre ele e a cabeça. Tudo isto é porque a frequência, o grau da temperatura e modo de secagem pode alterar a morfologia, cor, desidratar e causar aspereza, danificando a fibra capilar.

A temperatura ideal irá depender de quantos watts o aparelho possui, além do tipo de cabelo, se tem processo químico ou ainda o modo de utilização do equipamento.

Estudos recentes apontam o que o uso de secador, com movimentos contínuos, a 15 centímetros de distância, com 47º C (calor brando), causa menos dano. Para não haver prejuízos, como a cutícula, nem tão pouco ao córtex, as temperaturas não devem exceder 95º C.

Vale lembrar que é necessário aliar seu uso aos protetores térmicos, que tem como função amenizar os efeitos da temperatura e que, além do mais, ajudam a hidratar e modelar os fios, além de atenuar o frizz, reparar as pontas, auxiliar a desembaraçar e promover mais maleabilidade e brilho.

Avaliando todas as condições apresentadas, conclui-se que o secador seguindo essas devidas instruções não afetará a saúde do couro cabeludo e dos cabelos.

Mas se possível, o ideal mesmo após a lavagem é secá-los em casa com uma toalha macia e felpuda, fazendo movimentos suaves para remover a água. Evite ainda o atrito, por isso, não torça ou esfregue com força os fios e o couro cabeludo para retirar o excesso de água e não ?abafe? as madeixas com a toalha, um hábito muito comum.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *