Vida e Saúde: Nesta semana, vamos destacar a Dengue, doença que pode matar

A dengue é uma doença febril aguda causada por vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Muitas vezes, os sintomas do tipo mais leve da doença são confundidos com a gripe, enquanto sua forma mais grave, a dengue hemorrágica, pode levar à morte.

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

Atualmente, a vacina é uma das formas de prevenção da dengue, pois cerca de 20 mil pessoas morrem anualmente por conta da doença de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Outra forma eficiente de combater o mosquito é não deixar caixa d’agua destampada, calhas entupidas, garrafas e pneus jogados, vasos de plantas com pratos, enfim qualquer tipo de água parada, pois é aí que o inseto se reproduz.

No início do século XX, o médico Oswaldo Cruz implantou um programa de combate ao mosquito, visando reduzir os casos de febre amarela. Essa medida chegou a eliminar a dengue no país durante a década de 1950.

Sintomas da dengue: Dor de cabeça forte, manchas e coceira na pele, dor no corpo e articulações, perda do paladar e apetite, dor atrás dos olhos, febre alta, fraqueza e cansaço, náusea, vômito e tontura.

O vírus da dengue possui 4 variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos os tipos de dengue causam os mesmo sintomas.

Caso ocorra um segundo ou terceiro episódio da dengue, há risco aumentado para formas mais graves da dengue, como a dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue.

Para aqueles que apresentam os sinais, os tipos de dengue podem se manifestar clinicamente de três formas que destacaremos amanhã.

Segue amanhã com os tipos de dengue.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *