UNIFACIG produz peças para ventiladores pulmonares da UTI COVID-19 do HCL

Unifacig Equip (2) Unifacig Equip (3) Unifacig Equip (4)
<
>

Os coordenadores do Centro Universitário UNIFACIG dos Cursos de Engenharia de Produção Gláucio Luciano Araújo, de Arquitetura e Urbanismo Fernanda Cota Trindade e de Enfermagem Roberta Mendes von Randow efetivaram uma parceria afim de atender a necessidade imediata do Hospital César Leite na produção de peças de conexão – espaçador de aerossolterapia adulto – para ventiladores pulmonares da UTI COVID-19.

A iniciativa surgiu da necessidade do Hospital César Leite na aquisição das peças e na dificuldade de encontrá-las disponíveis no mercado. Com o aumento do número de possíveis infectados na cidade de Manhuaçu, os ventiladores pulmonares serão cada vez mais necessários.

De acordo com a RDC nº 356 de 23 de março de 2020, a ANVISA autorizou a fabricação de dispositivos médicos identificados como prioritários para o tratamento do COVID-19, sem alvará de funcionamento, em caráter excepcional e temporário.

IMPRESSORA 3D

Foi um trabalho conjunto entre as três áreas e a equipe do hospital. Com os conhecimentos do coordenador de Engenharia de Produção a respeito do funcionamento da impressora 3D e seu processo de execução de modelos, somados à experiência de modelagem 3D da coordenação de Arquitetura e Urbanismo e as orientações do curso de Enfermagem e da equipe do hospital envolvida no projeto acerca da utilização da peça a ser confeccionada foi possível modelar espaçador de aerossolterapia e realizar sua impressão na impressora 3D do Centro Universitário – UNIFACIG.

Durante as últimas semanas foram feitos testes de design até chegar ao formato ideal da peça que se adaptasse ao ventilador pulmonar de forma correta. As peças foram testadas pela equipe do hospital e os ajustes necessários realizados. Assim que o design foi aprovado, começou a impressão.  Até o presente momento foram impressas e entregues 20 peças.

No enfrentamento do COVID-19 parcerias são fundamentais para salvar vidas. Todos de alguma forma podem contribuir com seus conhecimentos. O UNIFACIG se orgulha de fazer parte dessa batalha.

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *