Manhuaçu: Campanha de vacinação segue calendário na próxima semana

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Epidemiologia encerra a primeira semana da campanha contra a Influenza, com resultado positivo de idosos vacinados, elogios nas redes sociais por pessoas que levaram familiares ao local e perceberam a eficiência dos profissionais da área da saúde, que estão trabalhando no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia.

O espaço foi todo preparado e, as regras da Secretaria Municipal da Saúde são seguidas pelos profissionais qualificados, para garantir segurança na aplicação da vacina aos idosos.Na próxima semana, os profissionais continuarão atuando, seguindo o que foi proposto desde o início da campanha, para atender o grupo prioritário acima de 60 anos, conforme calendário de cada Estratégia de Saúde da Família. Este ano, a vacinação está ocorrendo em forma de drive-thru, ou seja, em local em que o idoso possa ir de carro, e receber a vacina no próprio automóvel. Devidamente equipados, os profissionais realizam o atendimento, sem a necessidade de fazer contato com o idoso.

“O objetivo da gente é proteger ao máximo nossos idosos, que é o grupo mais vulnerável ao coronavírus. Por isso, a Secretaria de Saúde preparou uma equipe de profissionais altamente qualificados, para realizar a vacinação contra a Influenza, com início de atendimento a partir de 8h”, explicou a Secretária de Saúde, Dra. Karina Gama.

RESULTADO POSITIVO

Tem fluido de maneira significativa, a decisão de priorização dos idosos acima de 60 anos, pela maior vulnerabilidade deste grupo em relação a doenças, evitando um deslocamento às unidades de saúde no período esperado de provável circulação do Coronavírus.

Levantamento do Setor de Epidemiologia, atualmente, o número de idosos no município está em torno de 11 mil. Todos acima de 60 anos. Por isso, toda medida de segurança está sendo adotada por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Até o encerramento das atividades nesta sexta-feira, 27/03, a equipe já havia vacinado um total de 3.478 idosos.Terça-feira (636);Quarta -feira (972); Quinta -feira ( 992) e sexta-feira (878).

De acordo com a coordenadora do Setor de Epidemiologia,Ana Paula de Miranda Fernandes, para a próxima semana, a programação seguirá o cronograma normal. Também terá uma nova estratégia. “É muito importante destacar que essa vacina não previne Coronavírus, mas mantém o idoso protegido da gripe, que já é comum nesse período em nossa região”,destaca Ana Paula de Miranda Fernandes.

Relata ainda que, com todas essas mudanças no cenário nacional por conta do Coronavírus (COVID-19), já houve alcance de 38% de cobertura vacinal entre idosos e profissionais de saúde. Aqueles que não receberam a dose de vacina podem ficar tranquilos, que serão atendidos.

Escala:

30/03/2020: Nossa Senhora Aparecida e Santa Terezinha

31/03/2020: Catuaí e Vila Nova 1

01/04/2020: Vila Nova 2 e Petrina

02/04/2020: Santo Amaro (Bom Jesus) e Realeza (Palmeiras e Manhuaçuzinho)

03/04/2020: Sacramento (Palmeirinhas) e Santana

06/04/2020: Santo Antônio

07/04/2020: Bom Pastor

08/04/2020: Dom Correa e Ponte do Silva (Vila Formosa)

09/04/2020: São Pedro e Lajinha

10/04/2020: faltosos

13/04/2020: faltosos

14/04/2020: faltosos.

Informações Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *