Manhuaçu: Secretária de Saúde e equipe técnica discutem Plano de Contingência para Coronavírus

04-03-reuniãsms 04-03-reuniãsms-2
<
>

Dando seqüência às discussões ocorridas na última sexta-feira, com profissionais do Hospital Municipal e Cesar Leite para as adequações na estrutura das unidades de saúde,a fim de atender casos suspeitos do coronavírus, a Secretária de Saúde, Dra. Karina e o infectologista, Dr. Thiago Heringer reuniram com coordenadores de variados setores. A reunião aconteceu na manhã da terça-feira, 03/03, para avançarem a discussão sobre os procedimentos corretos ao atender caso suspeito, maneira adequada da triagem e diagnóstico do paciente.

O Plano de Contingência fará parte do cronograma da Atenção Primária à Saúde, que estará repassando e capacitando os agentes e enfermeiros das ESF’s, para a realização da triagem das pessoas que procurarem a unidade de saúde. Também será realizado um questionário a todos os sintomáticos respiratórios, com perguntas relevantes para detectar qualquer situação que venha considerar suspeita, através das informações. Os pontos essenciais do questionário são os que seguem o protocolo do Ministério da Saúde, que estabelece como casos suspeitos aqueles em que a pessoa apresenta febre e ao menos um sintoma respiratório, como tosse e dificuldade para respirar. Viagens realizadas à China nos últimos 14 dias, também estão entre os critérios do diagnóstico.

A Atenção Primária ficará também responsável a passar orientações, para não gerar alarde junto à população, tendo em vista que, até agora nenhum caso suspeito foi registrado na região. O infectologista, Dr.Thiago Heringer disse que a triagem torna-se fundamental, para um diagnóstico “preciso”. “É importante que haja a consciência das pessoas, sobretudo, de que em caso de sintoma seja comunicado à ESF e, que a pessoa fique em casa”, disse.

Por parte da Secretaria Municipal de Saúde, todos os esforços estão acontecendo a partir do Plano de Capacitação dos profissionais das áreas médica, enfermagem, técnicos e agentes de saúde. Também será estruturado um espaço para atendimento de urgência no Hospital Municipal, em caso de suspeita. “Nosso objetivo é manter em sintonia, passando informações até para tranquilizar a nossa população quanto ao coronavírus. Todos os profissionais estão recebendo capacitação, para o atendimento de pessoas suspeitas.Mas, a população deve estar tranquila, pois, não há nenhum registro de coronavírus na região”, reforça a Secretária Municipal de Saúde.

À tarde, os profissionais que atuam nas unidades de ESF’s participaram de uma capacitação, para estarem preparados em casos de urgência.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *