Manhuaçu: Comitê de Enfrentamento ao Aedes se reúne e define estratégias

Representantes de vários segmentos, que integram o Comitê de Enfrentamento à Dengue que inicia o trabalho de combate ao Aedes, responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus estiveram reunidos na última. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, para traçar metas e ações destinadas ao controle do vetor e reduzir a incidência dessas doenças. Foi feito o planejamento para ser trabalhado, a fim de conscientizar a população para o período que requer atenção redobrada para eliminar criadouros, focos e chamar atenção de toda a comunidade a fim de participar da mobilização de combate ao vetor.

Ao todo foram convocadas 30 entidades para estarem participando, mas, somente 5 (Polícia Militar, Superintendência de Ensino, Hospital Cesar Leite, Secretarias de Saúde e Educação enviaram representantes.

O Comitê de Combate à Dengue tem como objetivo coordenar, articular, acompanhar e avaliar as ações de educação em saúde e, ainda promover mobilização social contra a dengue em todo o município, além de integrar e propor ações.

O trabalho de conscientização será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, com a participação das instituições parceiras, chamando a atenção da população para que seja aliada, no sentido de atingir o maior número de pessoas. Também que estejam atentas ao aparecimento de focos do mosquito. O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2020 aponta alterações e inúmeros focos na área central além dos bairros Santa Terezinha, São Francisco de Assis e demais locais, onde latinhas, sucatas, ralos e caixinhas são deixadas por moradores, que servem de criadouro do Aedes. Segundo o Supervisor de Endemias, Alair Ferreira Júnior, o LIRAa apontou 5.9. O vizinho distrito de Vila Nova também preocupa. Ele explica que, nesse período de feriado muitas pessoas viajaram, outras vieram para Manhuaçu para descansar. “É preciso que cada morador esteja colaborando, observando os quintais, para evitar a uma situação pior. Manhuaçu é cidade polo e circula pessoas de outras cidades, onde já ouve registro. O mosquito não passeia e, sim reproduz. A participação de todos é importante”, ressalta Alair Ferreira.Todos terão a responsabilidade de estarem dinamizando ações, em situação de alerta devido à presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.

MOMENTO REQUER ATENÇÃO REDOBRADA

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Lorena Gonçalves e o Supervisor de Endemias, Gerson Leite lembram que o trabalho de mobilização é importantíssimo e, agora a implementação do Comitê para avançar nas ações quanto à situação de alerta geral para a doença é interessante. “Estamos fortalecendo as ações no município, que está numa situação que preocupa, devido aos registros de casos feitos pelos agentes. A mobilização, com a participação das entidades visa chamar a atenção para que todas as famílias envolvam de maneira decisiva, no combate ao mosquito, que transmite a Dengue”, reforça Lorena Gonçalves.

A próxima reunião do Comitê de Combate à Dengue está marcada para o dia 18 de março, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *