Indicadores e fortalecimento da atenção primária são temas de reunião em Manhumirim

regionalsaude1 regionalsaude2
<
>

A Regional de Saúde de Manhuaçu realizou na quarta-feira (19/2), em seu auditório, reunião sobre indicadores e novas portarias do Ministério da Saúde sobre a atuação da atenção primária e também recursos a serem captados pelos municípios. O encontro foi direcionado aos gestores, coordenadores da atenção primária e referências técnicas dos 34 municípios de sua área de abrangência.

“O governo Federal realizou algumas mudanças no financiamento das ações de atenção básica. Nesse sentido é necessário que os gestores municipais fiquem atentos quanto ao que está nas portarias 2.979/2019 e 3222 também de 2019. Hoje tivemos o cuidado de antecipar algumas situações que poderiam virar dúvidas futuras. Nosso maior objetivo com essa reunião de hoje foi esclarecer e propor estratégias de alcance dos indicadores e metas estabelecidas aos municípios, bem como passar algumas diretrizes que serão fundamentais nesse novo formato do Ministério da Saúde”, esclareceu Geraldo Cesar, referência técnica em Atenção Primária da Regional de Saúde de Manhuaçu.

Simone Emerich, referência técnica do Núcleo de Atenção Primaria à Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde de Manhuaçu, explicou que foram apresentados todos os itens que serão avaliados nesse novo modelo de financiamento da atenção primária à saúde. “Falamos sobre os critérios de vulnerabilidade socioeconômica e perfil demográfico que serão fundamentais nesse novo modelo. É importante os gestores ficarem atentos quanto a adoção de estratégias para fortalecer a atenção primária e alcançar melhoria dos indicadores”, pontuou.

Além disso, foram discutidos temas relacionados à Politica Estadual de Promoção da Saúde (POEPS), informatização das equipes de saúde da família e educação permanente em saúde.

Antonio Rodrigues / ASCOM SRS – Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *