Manhuaçu: SAAE faz importantes inaugurações na Vilanova e Realeza

Foi inaugurado na última semana a ampliação da Estação de Tratamento de Água do distrito de Vila Nova, junto à nova adutora de água bruta que beneficiará Vila Nova e Realeza.

Autoridades seguiram para o distrito com o objetivo de conhecer as melhorias feitas no local.
Estiveram presentes, a prefeita Cici Magalhães, o vice-prefeito Renato César Von Randow, o deputado estadual João Magalhães, o diretor do SAAE Luiz Carlos de Carvalho, os vereadores que representam o distrito de Vila Nova, Jorge Augusto Pereira e Gilson César, secretários municipais e a representante do CISAB Zona da Mata Thays Rodrigues.

A obra foi uma conquista do SAAE junto a prefeitura municipal, que sempre apoia a Autarquia em relação à investimentos para a população.

A prefeita Cici Magalhães, em seu discurso, falou sobre a necessidade que Vila Nova tinha em relação ao abastecimento e sobre o comprometimento do SAAE com a conclusão das obras. “ Parabenizo aos funcionários do SAAE que se empenham diariamente para entregar um serviço de qualidade ao usuário. A ampliação da ETA é uma conquista tanto da população quanto dos servidores que se dedicam a Autarquia como se fosse deles. ”

ADUTORA REALEZA/VILA NOVA

A construção da nova adutora com captação de água bruta no distrito de Realeza está levando água para ser tratada na ETA de Vila Nova. Além disso, foram construídos 2.000 metros de rede de distribuição, ao lado dos 2.000 metros de rede da adutora, visando trazer água tratada para o distrito de Realeza, fortalecendo o abastecimento da população.

A iniciativa para o começo dos trabalhos foi dada devido à diminuição dos poços que abastecem os distritos, que estavam com uma vazão bastante reduzida. De acordo com o Assessor Técnico, Márcio Bahia, o aumento da demanda de consumo foi um dos fatores que influenciou tal redução. “Diante da vazão baixa, tanto das águas superficiais quanto das águas subterrâneas, foi tomado como alternativa a construção de uma nova adutora para captação de água bruta, partindo de Realeza, em um córrego que corta o distrito. Com isso, criamos um sistema de captação para atender a demanda atual que fosse economicamente viável. O sistema todo consiste em captar, aduzir, e aumentar a capacidade de tratamento da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Vila Nova, além da construção de uma rede de distribuição para Realeza. ”

REVITALIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA ETA EM VILA NOVA

Na estação, foi feita a revitalização para melhor atender as exigências reguladoras e também ampliado o sistema de tratamento de água, buscando uma maior eficiência, aumentando a capacidade da ETA, sendo capaz de tratar aproximadamente o dobro da vazão anterior.

Para o diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, a preocupação em estruturar a Estação de Tratamento do distrito, que carecia de uma atenção especial nos últimos anos. “Vila Nova e Realeza eram os distritos com maior necessidade de melhora no fornecimento de água. Os trabalhos que foram realizados são frutos de uma atenção que os moradores já aguardavam, ” conclui Luiz.

Com a ampliação e revitalização a ETA ganhou:

• Novos equipamentos;
• Reforma no acabamento;
• Troca de laboratório;
• Troca de pisos e forros;
• Troca na parte elétrica;
• Bancadas e armários;
• Novo local para refeições dos funcionários;
• Novo floculador;
• Reativação e reforma do decantador;
• Novo filtro;
• Novo sistema de tratamento de água.

Assessoria de Imprensa- SAAE Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *