Ovo cozido ou frito: o que é melhor para a dieta do ovo

Embora o alimento seja considerado um produto funcional, ajudando a emagrecer por promover saciedade por mais tempo, a maneira como o ovo é usado na cozinha também pode influenciar em quão saudável ele é. Por isso, descubra qual é o jeito mais saudável de preparar ovo.

Ovo cozido ou frito

A melhor maneira de se comer ovo é ele cozido, devido à alta taxa de gorduras e acréscimo de calorias que acontece quando se frita o alimento em óleo. A elevação de temperatura necessária para fritar também pode provocar a perda de nutrientes antioxidantes, como a vitamina E, responsável pela eliminação de radicais livres prejudiciais às células.

Além disso, quem consome ovo frito com a gema mole corre o risco de contrair a febre tifóide, uma condição causada pela bactéria Salmonella entérica, que permanece viva no alimento. A doença causa uma série de sintomas, entre eles: dores de cabeça, diminuição do ritmo cardíaco, tosse seca e diarréia.

Vale ressaltar que existem outras formas de preparo do ovo, que também não levam óleo e são consideradas saudáveis. Um exemplo é o ovo pochê, que é uma ótima maneira de variar no cardápio da dieta do ovo.

Ovo frito saudável

Apesar de não ser a versão mais saudável, o ovo frito pode ser preparado de algumas formas que reduzem e evitam os possíveis impactos negativos decorrentes do consumo da fritura. Uma delas é utilizando azeite no lugar do óleo comum, pois suas propriedades ajudam na absorção de carotenóides, luteína e zeaxantina.

Outro jeito de consumir o alimento é sem óleo mesmo, através de uma frigideira antiaderente. Nesse caso, uma indicação importante é sempre garantir que a gema esteja dura, evitando que a bactéria Salmonella sobreviva ao cozimento.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *