Conheça os benefícios do gengibre para o organismo

foto: whashingtonpost.com

Originário da Ásia, o gengibre é uma planta herbácea altamente conhecida por suas propriedades termogênicas e medicinais.

Além de ser difundido para ajudar a perder peso e queimar as gordurinhas, o gengibre possui efeitos medicinais incríveis – e é sobre isso que falaremos hoje!

Pronta para saber mais sobre o assunto? Siga a leitura até o fim!

Entendendo mais sobre o gengibre

Considerada uma raiz tuberosa capaz de beneficiar muito a saúde, o gengibre reina na culinária e a medicina há muitos séculos.

Introduzido no Brasil por volta do século XVI, o gengibre possui potencial para uso médico e comestível, estando presente de maneira poderosa nas culinárias asiáticas.

Ele também é fortemente conhecido como um dos alimentos termogênicos mais potentes para acelerar o metabolismo e queimar as gorduras localizadas – se tornando queridinho em várias dietas.

Para que você entenda ainda mais sobre o gengibre, preparamos uma listinha com os principais benefícios do gengibre para a saúde. Vamos conferir?

Benefícios do gengibre

1.       Possui efeito diurético

O chá de gengibre é uma excelente opção diurética.

Além de ser eficiente para promover a hidratação corporal pelo consumo conjunto de água, ele contribui para a eliminação de toxinas e substâncias que estão em excesso.

Com isso, o corpo se livra de compostos indesejáveis e fica mais desinchado, somando pontos positivos não só para a saúde, mas também para a estética.

2.       Apresenta ação antimicrobiana e anti-inflamatória

Graças a composição rica em gingerol, que confere seu sabor picante, o gengibre mostra ação antimicrobiana e anti-inflamatória, sendo altamente potente para ajudar a tratar problemas de saúde.

É por esse motivo que o gengibre é indicado para dores de garganta.

Mesmo assim, é necessário ter atenção: o gengibre irá apenas aliviar os sintomas, mas não tratar a causa do problema. Nesses casos, a melhor conduta é procurar auxílio médico, utilizando o gengibre apenas como um auxiliar.

3.       É rico em nutrientes

Além de conter gingerol, o gengibre possui componentes benéficos como magnésio, cobre, potássio e vitamina B6.

Infelizmente, como o componente por si só já possui aroma e concentração forte, a riqueza de nutrientes acaba não tendo propriedades tão relevantes com um pequeno consumo diário.Mesmo assim, ele não deixa de ser rico e altamente vantajoso para a saúde.

4.       Ajuda a emagrecer

Você com certeza já deve ter ouvido falar que o gengibre é um alimento termogênico capaz de queimar gordura, não é mesmo?

Graças a sua capacidade de ativar o metabolismo e promover a queima calórica em mais de 10%, o gengibre é altamente utilizado para emagrecer.

Mas para ter os resultados potencializados, é essencial aliar uma dieta equilibrada e deixar de lado o sedentarismo, movimentando o corpo.

5.       Contribui para o processo de digestão

O gengibre é tão conhecido por sua ação no sistema digestivo que a medicina ayurvédica o utiliza para o tratamento de náuseas, enjoos e digestão de alimentos ricos em gordura.

Ele também é capaz de ajudar a combater gases e problemas estomacais, protegendo o fígado e o estômago.

Por conta de tais vantagens, é comum encontrá-lo em fórmulas de medicamentos para combater os gases, tratamentos antiácidos e até mesmo laxantes.

Qual é a forma ideal de consumir gengibre?

Não existe uma maneira ideal para consumir o gengibre – e tudo irá depender do seu gosto.

Assim, é possível consumi-lo de diversas maneiras, como:

o   Fazendo chás;

o   Utilizando na preparação de sucos;

o   Consumindo de maneira crua – sozinho ou junto com outros alimentos;

o   Comendo gengibre cristalizado;

o   Utilizando como tempero aromatizante;

o   Comendo balas de gengibre;

o   Ou optando pelo consumo de seu óleo.

A maioria desses produtos podem ser encontrados em supermercados, lojas de produtos naturais ou lojas online. E também existem várias receitas caseiras com gengibre disponíveis na internet, aproveite!

Como preparar um chá de gengibre?

Os chás de gengibre são muito benéficos para toda a saúde – e ainda mais deliciosos quando estamos com tosse, gripe ou resfriados.

Além de relaxarem o corpo, mantém o organismo hidratado e livre de toxinas, ajudando-o a se recuperar.

Para aproveitar todos os benefícios do consumo de gengibre para a saúde, que tal aproveitar e fazer um chá? Trouxemos uma receitinha fácil para você:

Ingredientes:

o   1 pedaço de gengibre;

o   Adoçante, açúcar ou mel à gosto;

o   1 xícara e meia ( 1 ½) de água;

Modo de preparo:

o   Lave o gengibre e o corte em fatias bem finas;

o   Em uma panela, inclua as fatias de gengibre e a água, levando para esquentar em fogo médio;

o   Assim que a água com gengibre estiver fervendo, abaixe o fogo e mantenha por mais 5 minutos;

o   Passado esse período, desligue o fogo e deixe o chá descansar por 2 minutos;

o   Caso seja do seu gosto, adoce o chá e sirva-se!

Apesar de ser possível tomá-lo gelado, o chá de gengibre fica ainda mais delicioso quentinho, deixando o sabor ainda mais marcante.

Além disso, ele é indicado para qualquer hora do dia!

Por isso, aproveite!

Existem contraindicações para o consumo de gengibre?

Apesar do gengibre ser indicado e seguro para qualquer pessoa, existem algumas considerações:

o   Se notar qualquer sinal adverso devido ao seu consumo, como dores estomacais, diarreia, azia ou ardor estomacal, interrompa a ingestão de gengibre;

o   Os efeitos do consumo de raízes sobre fetos e bebês ainda não foram testados, por isso, o gengibre não é recomendado para grávidas ou para mulheres que estejam em processo de amamentação;

o   Ele também não é indicado para as seguintes condições:

·         Pessoas com hipertireoidismo, cardiopatias, enxaquecas, alergias, com cálculo na vesícula biliar ou úlceras;

·         Crianças;

·         E pacientes que possuem distúrbios hemorrágicos.

Agora que você conferiu todos os benefícios do consumo de gengibre para a saúde, que tal inclui-lo em sua dieta hoje mesmo?

Se estiver em dúvidas sobre alguma contraindicação relacionada com a sua saúde, não esqueça de consultar um médico de confiança antes mesmo de utilizá-lo – colocando sempre a saúde em primeiro lugar!

Gostou do conteúdo de hoje sobre benefícios do gengibre? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.