Prefeitura, PM, Bombeiros e Defesa Civil buscam providências para estragos das chuvas

Para a definição de ações emergenciais conjuntas envolvendo a Administração Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAAE e SAMAL, a Prefeita Cici Magalhães reuniu-se no Gabinete com representantes destas instituições na manhã desta segunda-feira, 02/12. Também participaram os Vereadores Vantuil Martins (Vice-presidente da Câmara), Giovanni Mageste, Gilson César e Paulo Altino.

Choveu muito na cidade neste domingo, o primeiro dia do mês. Foram 74 mm de chuva, conforme dados da Defesa Civil. Um índice maior que as chuvas anteriores, ocorridas há alguns dias, quanto se atingiu o patamar de 60 mm. Para esta segunda-feira, a previsão é de mais 34 mm de precipitação no município.

Em vários pontos da cidade, distritos e comunidades rurais, houve ocorrências de estragos causados por fortes enxurradas, alagamentos e riscos de deslizamentos em locais íngremes.

‘Não pouparemos esforços para proteger vidas’, ressaltou a Prefeita Cici, logo no começo da reunião, preocupada com a situação dos moradores que residem em locais de risco.

Na reunião, foram relacionados os locais mais danificados pelas enxurradas, alagamentos e formação de buracos, especialmente as Ruas Antônio Lomeu (Beco do Lomeu), R. Juquinha Santana, R. Caiapós (B. Petrina), B. Santa Teresinha, B. Nossa Senhora Aparecida, Avenida Tancredo Neves, Vilanova e pontes em comunidades rurais.

‘A Administração realiza ações preventivas como a limpeza do rio, em que as equipes do SAMAL se dedicam por vários meses no decorrer do ano. É um trabalho que reduz riscos de inundações. Queremos minimizar estes transtornos, e, para isto, nos reunimos aqui hoje. Queremos contar com o apoio da população, pois, a cidade é de todos nós’, afirmou a Prefeita.

Também foi estabelecida equipe para o gerenciamento de crise, em que todos os órgãos representados na reunião participam. A ideia é agilizar a tomada de decisões em conjunto, visando minimizar os riscos a que fica submetida à população durante as intempéries, entre outras providências. Os trabalhos serão coordenados pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Flávio Motta.

Equipes da Secretaria M. de Trabalho e Desenvolvimento Social realizarão levantamento das famílias desabrigadas e prejudicadas com enxurradas e alagamentos.

A Secretaria M. de Obras, SAMAL e SAAE reforçarão os trabalhos da força-tarefa que já atua, limpando ruas e desobstruindo redes na cidade desde as fortes chuvas ocorridas há cerca de duas semanas. Serão priorizadas as áreas de risco e aquelas mais danificadas.

A Defesa Civil, com o apoio dos Bombeiros, preparará laudo técnico sobre as áreas atingidas e a classificação dos locais de risco para a população. Além disto, serão reforçadas as orientações junto à população sobre como ficar em segurança durante temporais.

Proprietários dos novos loteamentos situados na área central da cidade também deverão ser convocados para reunião com a Administração Municipal, a partir de formalização a ser feita pelo Departamento Jurídico da Prefeitura.

Informações SECCOM

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *