Boa Notícia: 4 mil mudas são doadas para a RPPN Irmã Sheila

lar1 lar2 lar3
<
>

Mais quatro mil mudas serão plantadas na área da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Irmã Sheila, entre os bairros São Jorge e Cidade Nova, em Manhuaçu. A doação de mudas iniciada pela Elominas Corretora de Seguros ganhou mais um parceiro importante a Unimed Vertente do Caparaó. Nesta quarta-feira, 27/11, foi iniciada mais uma etapa do projeto Novembro Ecológico.

A Elominas Corretora de Seguros lançou a campanha no ano de 2014 com o propósito de plantar uma árvore a cada seguro vendido. O objetivo é reduzir o impacto ambiental resultante da poluição gerada pelos veículos segurados, além de fomentar atitudes mais sustentáveis.

O projeto cresceu ao longo desses anos e somou parceiros importantes. Agora, a iniciativa envolve a Fundação Espírita Rodolfo Henriques (FERH) responsável pela RPPN Irmã Sheila, a ONG Pró Rio Manhuaçu, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) Rio Manhuaçu, a Elominas Corretora de Seguros e a Unimed Vertente do Caparaó.

Como gesto concreto da parceria, a Elominas doou mais 2.500 mudas para serem plantadas na área. A Unimed Vertente do Caparaó também aderiu ao projeto e doou mais 1.500 mudas.

O empresário Ronan Carneiro lembra que a trajetória do projeto é comparável ao crescimento de uma árvore. “Começou pequeno. Foi uma semente que lançamos. Depois fizemos essas parcerias e agora estamos vendo que está ganhando outra dimensão. É uma área grande para reflorestarmos e não dá para fazermos sozinhos”.

A ONG Pró Rio Manhuaçu firmou um compromisso com a FERH para reflorestar toda a área em dez anos. Com a nova parceria, a Elominas e a Unimed garantem 4.000 mudas por ano. Isso vai acelerar o processo.

MAIS DO QUE PLANTAR

No entanto, o trabalho é muito maior do que a doação de mudas. O engenheiro florestal do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Kildaire Lima Brandão, explica que as mudas são produzidas no viveiro florestal de Manhuaçu e doadas para a Fundação Espírita.

O IEF fez o projeto técnico, delimitação das áreas, apoio com orientação na adubação e proteção das mudas.

Kildaire Lima Brandão ressalta que essa parceria envolve todo o suporte do IEF no plantio e manutenção, mas também no engajamento da educação ambiental. “Temos muito cuidado com essa RPPN. Com certeza, essa área em alguns anos estará com resultados visíveis, a cobertura vegetal sendo incrementada e melhorando uma área nobre da cidade”.

Ronan Carneiro complementa que as ações da Elominas e da Unimed envolvem o pagamento de pessoal para o plantio, instalação de cerca no terreno e a manutenção e adubação até as árvores chegarem a um tamanho que permita o desenvolvimento.

O CBH Rio Manhuaçu doou mourões e toda a área será cercada para evitar invasões e outros problemas. Além disso, é feita a proteção de nascentes existentes no terreno da RPPN.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O projeto é bastante amplo. Ele reúne ainda ações que unem sustentabilidade e consciência ambiental. Através da ONG Pró Rio Manhuaçu estão sendo feitas palestras e campanhas sobre a forma correta de descarte de resíduos sólidos, fazer separação de lixo e o recolhimento de baterias.

O Representante da ONG, Roberto Davi, explica que todas as ações convergem para um só objetivo: a preservação do meio ambiente irá reverter em benefício para a comunidade de Manhuaçu.
“Mais do que a recuperação da área, há um grande trabalho de conscientização, de envolvimento da comunidade dos bairros, escolas, igrejas e entidades do entorno da RPPN. Com todos contribuindo, teremos o retorno disso no futuro”, garante.

É esse papel também que a Fundação Espírita Rodolfo Henriques tem buscado efetivar com a preservação de sua RPPN. A vice-presidente Eva Moreira, explica que o “intuito é fazer parcerias, trazer estudantes para conhecer a área, saber mais sobre as espécies plantadas e também participar da proteção”.

O presidente da Unimed Vertente do Caparaó, Dr. Marcelo Werner, reforça que a cooperativa tem grande interesse em viabilizar um aumento da área verde em um espaço público relevante de Manhuaçu e por trazer benefícios para a geração atual e futuras.

“ A preservação do meio ambiente é uma parte importante do nosso papel. A Unimed Vertente do Caparaó participa com satisfação desse projeto, ampliando nossa responsabilidade social e ambiental para com a comunidade de Manhuaçu e região”, completou.

Com as 4 mil mudas deste ano, o projeto iniciado em 2014 chega à marca de 15 mil mudas plantadas em Manhuaçu.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *