SAAE explica sobre cloração e seus benefícios

Colocar cloro na água é uma medida antiga praticada pela população. Esse processo, hoje em dia, é uma das etapas feitas na Estação de Tratamento de Água (ETA), com o objetivo principal de desinfecção, isto é, garantir que a água consumida esteja livre de micro-organismos patógenos. Existem vários agentes desinfetantes, mas, em geral, o cloro é o principal produto utilizado para a desinfecção de águas de abastecimento.

Esse processo é importante para garantir que a água que chega à sua torneira seja potável, evitando, assim, a contaminação e a proliferação de doenças. Embora seja um tratamento muito popular, ainda há dúvidas sobre a segurança dessa prática.

Por que é preciso adicionar cloro na água?

O cloro é uma substância utilizada para eliminar e impedir que bactérias, vírus e protozoários surjam e se multipliquem no percurso da estação de tratamento até as residências.

A cloração ocorre na última etapa do tratamento antes da água sair da ETA. A quantidade de cloro adicionada na saída também assegura que a água chegue à sua casa desinfetada, mesmo passando pelas tubulações.
Quais níveis de cloro são aceitáveis para consumo?

Os níveis de cloro permitidos são definidos pela Portaria da Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde. Ela recomenda que a água fornecida contenha um teor mínimo de 0,5 miligramas por litro (mg/L) e máximo de 2 mg/L de cloro residual livre.

Esses níveis adotados pelo Ministério da Saúde têm o objetivo de garantir que a população não estará exposta a riscos. Além disso, é importante destacar que o cloro não altera a cor da água, mesmo quando em concentrações muito maiores do que essa.

O monitoramento constante dos parâmetros físicos e químicos do processo de tratamento e no sistema de distribuição é essencial para evitar qualquer dano à saúde. Entre outras medidas, é feito o controle diário microbiológico no sistema de abastecimento.

Como garantir que a água está apropriada para consumo?

Alguns parâmetros, que são indicadores de riscos à qualidade da água, são monitorados com uma maior frequência. São estes:
• pH;
• Cor;
• Cloro;
• Turbidez;
• Flúor;
• Coliformes totais e fecais;
• Bactérias heterotróficas;
• Odor e gosto.

Também, um sistema de gestão da qualidade laboratorial também garante a confiabilidade dos resultados das análises.

Quais são os perigos do cloro para saúde?

O cloro é um ótimo agente para desinfecção, mas, como muitas substâncias químicas, pode apresentar riscos. Dentro da faixa determinada por lei, o cloro não apresenta um efeito tóxico. Porém, em altas concentrações, o contato com a substância pode provocar irritação e coceira na pele e nas mucosas.

Quais são os benefícios da água clorada para saúde?

É importante destacar que a diminuição da incidência de doenças transmitidas pela água, somente foi alcançada após a difusão do uso da técnica de cloração. Além disso, o acesso à água potável impacta diretamente nos índices de mortalidade infantil.

Assessoria de Imprensa- SAAE Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *