Realizada simulação de evacuação de moradores de Padre Fialho, Matipó

simulação1 simulação2 simulação3 simulação4 simulação5
<
>

Neste domingo (27/10) ocorreu o 1º Simulado de evacuação em caso de rompimento da barragem EB II, da empresa Samarco, no distrito de Padre Fialho, no município de Matipó (MG).

Foram empenhados 6 militares da 2ª Cia/ 11º BBM – Manhuaçu (MG) para a atividade, no qual foram divididos em duas guarnições.

As sirenes tocaram às 9h e uma das guarnições deslocou da 2ª Cia em direção ao local onde ocorreu o simulado para que fosse cronometrado o tempo de resposta (tempo gasto: 35min; distância percorrida: 49,4km). A segunda guarnição permaneceu nos pontos de encontros estabelecidos, apoiando na recepção e controle dos moradores envolvidos no simulado.

A atividade de evacuação teve duração de 1 hora (9h às 10h) e contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Prefeitura de Matipó, Defesa Civil Municipal, Samarco, Secretaria Municipal de Saúde, Faculdade Univértix e imprensa local.

O público alvo eram 205 moradores que estavam na possível mancha em caso de rompimento da barragem. Compareceram nos pontos de encontro e aderiram ao simulado 374 moradores do distrito de Padre Fialho. Desse quantitativo (374) estão sendo computados o número de moradores que fazem parte da área afetada (205) em caso de rompimento da barragem.

O simulado transcorreu alteração e após debriefing os militares da 2ª Cia retornaram ao ponto zero.

Informações Corpo de Bombeiros de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *