Nova pista para exames de CNH melhoram taxa de aprovação

reduto1 reduto2 reduto3
<
>

Reclamações de moradores do Bairro Alfa Sul em Manhuaçu e principalmente de candidatos à obtenção de habilitação para conduzir veículos automotores, motivaram à Chefia da Comissão Examinadora DETRAN-MG em Manhuaçu a transferir o local de exames para o Bairro Heringer, em Reduto, no mês de agosto de 2019.

A principal reclamação dos candidatos quando os exames eram aplicados no Bairro Alfa Sul em Manhuaçu eram em relação às vias muito movimentadas e com muitos veículos estacionados. Em relação aos moradores do Bairro Alfa Sul, a reclamação estava no aumento de veículo de autoescolas no bairro impactando no trânsito.

Com a transferência temporária dos exames para Reduto – que retornará para Manhuaçu quando concluídas as obras nas vias no Bairro Ponte da Aldeia – verificou-se que os índices de aprovação subiram já no terceiro exame aplicado, chegando a um crescimento de 30% nas aprovações no mês de outubro. Com vias mais adequadas e com baixo trânsito local, ficou evidenciado que os candidatos passaram a ter melhores rendimentos em seus exames.

Reuniões com os Administradores de CFC foram realizadas o que facilitou a transição do local dos exames e melhoria no desempenho dos candidatos. São as autoescolas, ou Centro de Formação de Condutores -CFC, agindo sob rígido controle e fiscalização do DETRAN-MG, os responsáveis pela formação dos condutores de veículo.

A preocupação da administração da banca é sempre voltada para clareza e licitude dos seus atos, pautada pela legalidade e transparência. “ A função do DETRAN-MG é formar, através de seus Permissionários, as Autoescola, condutores responsáveis, informadores e verdadeiros peritos na direção de veículos automotores. A Função do DETRAN não é expedir CNH, mas formar condutores capazes de conduzir veículo com altíssimo índice de segurança para ele, para os passageiros e para os pedestres. Somos muito exigentes, mas devemos buscar melhores condições para submeter os candidatos à avaliação e isso estamos fazendo ” afirmou o Coordenador da Comissão Examinadores em Manhuaçu, o Delegado Regional Carlos Souza.

Para melhorar e otimizar os trabalhos da Comissão Examinadora e possibilidade melhor nos exames de legislação, foi adequada uma sala equipada com computadores na sede da Delegacia Regional em Manhuaçu onde serão, em breve, aplicados exames informatizados de legislação aos candidatos diariamente. Experiências de outras localidades também demonstram que exames informatizados resultam em crescimento das aprovações dos candidatos, além de trazer melhor conforto e planejamento para realização das provas.

A fim de verificar o nivelamento na avaliação dos candidatos, foi estabelecido pelo coordenador da comissão examinadora que os examinadores, Policiais Civis, apliquem objetivamente o previsto o Código de Ética da Comissão Examinadora emitido pelo Detran/MG cujo conteúdo é público e pode ser obtido pelo link https://www.detran.mg.gov.br/images/manualbanca.pdf, evitando surpresas ao candidatos e servindo de guias às autoescolas para adoção do ensino aos seus alunos.

Para o aluno, foi assegurado que o mesmo poderá gravar com seu próprio celular, usando um suporte preso no veículo, tanto suas aulas com seus instrutores como seu exame no dia da prova. Com isso, o aluno poderá rever suas aulas e rever o que vem errando e se corrigindo, como também garantir maior transparência em todo processo de habilitação.

Informações Polícia Civil

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.