Manhuaçu: Teste da Linguinha começa a ser realizado na Secretaria de Saúde

teste-linguinha testelinguinha2
<
>

Mais um serviço essencial está sendo disponibilizado para atendimento às crianças, graças ao esforço da prefeita Cici Magalhães e a Secretária de Saúde de Manhuaçu, Karina Gama. O teste serve para diagnosticar alterações de frênulo lingual (“freio da língua”) em recém-nascidos, já está acontecendo. É um exame padronizado, que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua, que podem interferir diretamente na qualidade da amamentação do bebê e, depois no desenvolvimento da fala, mastigação, deglutição e higiene oral das crianças. É um teste indolor, realizado em bebês a termo, com idade superior a 30 dias e inferior a 6 meses. Os exames estão sendo realizados no prédio da Secretaria de Saúde de Manhuaçu, todas as quintas-feiras, de 07h00 as 11h00 pela fonoaudióloga, Karina F. de Souza. Para marcar o exame, basta procurar o Posto de Saúde de seu bairro.

Quando um bebê nasce, ele pode ser submetido a diversos testes como o do pezinho, do olhinho, da orelhinha e agora o Teste da Linguinha. Isso acontece, para que seja possível detectar alterações no corpo do bebê e iniciar um tratamento adequado o mais rápido possível. O Brasil foi o primeiro país, a transformar o teste da linguinha em Lei, no ano de 2014.

A coordenadora do Serviço de Reabilitação, Caroline Lacerda ressalta a importância da realização do teste o mais precocemente possível, evitando assim, dificuldade na amamentação, que possam vir a acarretar introdução precoce da mamadeira e no desenvolvimento de suas funções orais. Ela Informa ainda, a parceria com o Setor de Odontologia, pois realizado o teste e havendo alterações, o bebê com a mãe é direcionado a este setor, para a realização do procedimento.

Assessoria de Comunicação da SMS/Informações Caroline Lacerda

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *