Manhuaçu: Secretaria Municipal de Saúde entrega caneta de insulina de ação ultrarrápida

flavio-caneta flavio-caneta-2 flavio-caneta-4
<
>

Para facilitar e reduzir o incômodo na aplicação, o SUS passa a oferecer a caneta de insulina de ação ultrarrápida, para pacientes com diabetes tipo1, que necessitam de injeções diárias do medicamento. Agora, com o novo dispositivo aumenta a precisão da dose a ser aplicada, reduz o incômodo da aplicação e pode ser usado imediatamente antes da refeição.

Em Manhuaçu, o primeiro a receber a caneta de insulina foi Alif Fernandes de Souza Gomes, 06 anos, residente no Bairro Lajinha, que agora vai sentir mais aliviado para a aplicação diária, pois, precisa repetir o ritual religiosamente para controlar o açúcar no sangue. Juntamente com os pais, ele recebeu a caneta das mãos da Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama, prefeita Cici Magalhães, coordenadora da Atenção Primária, Marizy Vasconcelos, coordenador de Assistência Farmacêutica, Flávio Reis, farmacêutica da Atenção Básica, Liliana Pimentel e a farmacêutica do NASF, Kelem Miranda.

A conquista da caneta de insulina chegou, para facilitar a vida e amenizar para o pequeno Alif Fernandes de Souza Gomes, uma vez que pode ser transportada pelo paciente, pois, suporta até 46 dias sem a necessidade de ser colocada na geladeira.

Os pais do garoto, Márcio Gomes e Adepaula Carla de Souza contam que quando ouviram falar da caneta de insulina, começaram a sonhar com a possibilidade de conseguir para o filho o equipamento, para tornar menos doloroso o tratamento. Adepaula de Souza explica que, a caneta de insulina veio num bom momento, pois, o filho nos últimos dias ficava tenso ao perceber o preparo do medicamento. “Agora, a aplicação ficará mais fácil. Com o novo método disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, vai aliviar o sofrimento. Tenho certeza de que, ele ficará menos tenso e até aplicar a insulina com a caneta de fácil manuseio”, destaca Adepaula de Souza.

Toda a família participa da ação da ESF do Bairro Lajinha, está inserida no grupo educativo de insulina dependente realizada pela ESF e equipe NASF, que trabalha todas as informações sobre o tratamento.

Avanços no tratamento

O anúncio da distribuição da insulina análoga rápida em caneta é considerado um avanço na rede pública. Segundo o coordenador de Assistência Farmacêutica, Flávio Reis, a Secretaria Municipal de Saúde alinhou as exigências conforme as determinações do Ministério da Saúde, para aquisição do equipamento. De imediato, o município fez o levantamento sobre o número de pessoas, para que pudesse ter um tratamento humanizado e eficiente. “Hoje são 800 pessoas, que usam a insulina. Agora com a caneta, que possui uma agulha superfina facilitará em vários aspectos, sobretudo, para as crianças receberem o medicamento”, explica Flávio Reis.

A Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama disse que essa é mais uma conquista para o município, que estará possibilitando um tratamento menos doloroso às pessoas, que usam a insulina. “Esse é o nosso compromisso, para darmos o necessário a garantir qualidade de vida e uma saúde humanizada”, completa Karina Gama.

Informações Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *