Atividades do Outubro Rosa e Dia Nacional de Saúde Bucal nesta sexta em Manhuaçu

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Manhuaçu realizará no dia 11/09, sexta-feira, na Praça Cordovil Pinto Coelho, diversas ações para chamar a atenção, sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção. O tema “Câncer de mama: Juntos, sem medo”, será abordado pelos profissionais da SMS. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A proposta do Outubro Rosa 2019 é desconstruir o medo da doença, através da divulgação e informações corretas sobre o diagnóstico precoce, tratamentos e o convívio com a doença. Para isso, será montado estande na Praça com distribuição de informativos sobre saúde bucal e outubro rosa, além de orientações à população. Também haverá atendimento individual às famílias para esclarecimento de dúvidas, palestra educativa às 09h30 na Igreja Presbiteriana e orientação sobre as agendas de coleta de preventivo nas ESFs, que, durante o mês de outubro estará com o foco voltado para a campanha Outubro Rosa.

Público alvo

O evento será direcionado às famílias do município de Manhuaçu, sobretudo às mulheres. Os exames de rastreio do câncer de colo são intensificados na faixa etária dos 25 a 64 anos. O câncer de mama na faixa etária dos 50 a 69 anos. Ressalta-se também, que o homem pode desenvolver câncer de mama. Portanto, deve estar inserido nestas ações. O objetivo principal é sensibilizar a população aos hábitos de vida saudável, que previnem o câncer do colo, de mama, boca, assim como outras doenças. Visa ainda, fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde, para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desconstruir o medo da doença.

Saúde Bucal em debate

“A saúde começa pela boca”: A frase resume o que todos deveriam saber e cuidar diariamente. Assim sendo, o Setor de Odontologia desenvolverá ações, alusivas ao Dia Nacional de Saúde Bucal, instituído pela Lei nº 10.465/2.002. A boca desempenha importantes funções, que repercutem na saúde do organismo como um todo. Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Outro fator é o de sensibilizar a população, para adesão às ações de prevenção e manutenção dos cuidados da saúde bucal.

As ações serão na Praça Cordovil Pinto Coelho, ESFs e Primeira Igreja Presbiteriana (Centro), nesta sexta, de 08h00 às 16h00.

Informações Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *