Projeto de Manhuaçu é destaque em concurso da Secretaria Estadual de Saúde

Experiências de vigilâncias de 10 municípios mineiros foram apresentadas e selecionadas para disputar vagas no 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), que acontecerá entre 24 a 27 de novembro, em Belo Horizonte. Esse é considerado o maior evento de vigilância sanitária do Brasil. Manhuaçu concorreu com um projeto que tem o objetivo de despertar a consciência sanitária nos alunos, que participaram do concurso de desenho “Se tem Saúde tem Vigilância Sanitária”.

Os 10 alunos da Escola Municipal Sônia Maria Batista, autores dos desenhos mais criativos realizaram uma visita com os fiscais de VISA a um supermercado de Manhuaçu, para despertar a consciência sanitária nos alunos participantes da gincana, “Se tem Saúde tem Vigilância Sanitária”. A visita com os fiscais da VISA ao supermercado teve o objetivo de demonstrar a importância da atuação do Fiscal Sanitário na Saúde Pública e, o papel da Vigilância Sanitária para população.

Para a coordenadora da Vigilância Sanitária, Ana Paula Amaral Costa Teixeira, o projeto além de despertar nas crianças a consciência sanitária, teve foco na importância da vigilância para o nosso dia a dia. “Temos muito o que comemorar. Nosso projeto não vai parar por aqui, pois temos outras etapas para serem executadas. Estamos contentes de ter nossa iniciativa selecionada, e estarmos entre os escolhidos para participar do Simbravisa”, comemorou.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Lorena Aparecida Gonçalves comemorou o resultado. “É extremamente importante compartilhar as experiências de sucesso, que tivemos em Manhuaçu, para que sirva de modelo a outros municípios. É uma conquista de todas as vigilâncias da nossa cidade. É muito prazeroso plantar essas sementinhas de consciência nas nossas crianças”, destacou Lorena Aparecida.

Para a Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama, esse resultado demonstra a dedicação do trabalho em equipe e, a preocupação da Vigilância para tratar o tema de ações voltadas à saúde. “Ter um trabalho vencedor entre tantos concorrentes, nos enche de alegria e orgulho da equipe que temos”, disse. Além do projeto de Manhuaçu, também foram selecionadas as ações dos municípios de Guaraciaba, Timóteo, Belo Oriente e Bonfim.

Simbravisa

O Simbravisa reúne acadêmicos, serviços de vigilância sanitária e representantes da sociedade civil, para debater teorias e práticas na área que envolvam políticas de saúde para a população. A programação contempla palestras, mesas redondas e painéis de discussão entre outras atrações. O evento estará acontecendo entre os dias 24 a 27 de novembro, em Belo Horizonte.

Informações Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *