Manhuaçu intensifica Serviço de Abordagem a Pessoas em situação de rua

Andar pelas calçadas e ser abordado por pedintes que, na maioria das vezes, apresentam sintomas de embriaguez; ver pessoas abrigadas sob pontes ou em casas abandonadas, ou mesmo dormindo em calçadas, são situações tristes, que, infelizmente, vêm se tornando cada vez mais frequentes nas cidades brasileiras, tanto nas metrópoles quanto no interior.

Em Manhuaçu, o Serviço de Abordagem a Pessoas em Situação de Rua é realizado com grande eficiência pela equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) da Secretaria M. de Trabalho e Desenvolvimento Social da Prefeitura, com o envolvimento direto de diversos órgãos como a Polícia Militar, Bombeiros e instituições filantrópicas. A Prefeita Cici Magalhães e a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Celeste Gregório, destacam a importância deste trabalho junto à sociedade, para a promoção da dignidade humana e a busca de soluções para um problema tão complexo.

Você conhece o serviço de abordagem?

O Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua do CREAS é composto por assistente social e educador social. Além de oferecer suporte para que o cidadão tenha seus direitos garantidos, no atendimento busca-se conhecer e entender o histórico de vida de cada um.

Diversas instituições sociais compõem a rede de atendimento, com encaminhamentos para o Albergue Municipal Padre Ivo Moreira, Casa de Acolhimento e a Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Providência. Além disto, quando necessário, são feitas indicações à rede CAPS (Sec. de Saúde), para tratamento gratuito.

No Albergue Municipal ‘Padre Ivo Moreira’, situado no Ginásio Poliesportivo Oswaldo Sad, são oferecidos banho, comida e lugar para dormir, com funcionamento entre 19h às 07h da manhã, todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriado. Para migrantes, o município oferece serviço de passagem para dezesseis cidades, com o propósito de encaminhar o usuário ao seu destino, levando em conta a rota e os serviços ofertados pela rede no trajeto a ser percorrido.

Para os cidadãos que buscam um lugar para residir, a Prefeitura mantém convênio mensal com a FUMAPH para oferecer os serviços da Casa de Acolhimento Bom Samaritano.

Como ajudar?

Antes de ajudar alguém em situação de rua ou risco social, é importante entrar em contato com o CREAS, pontua a coordenadora do CREAS, Glenda Miranda. ‘É importante a população saber que a doação incorreta pode propiciar que a pessoa continue em situação de rua, com uso de álcool e drogas. Recomendamos que seja feito contato com o CREAS, pois, provavelmente esta pessoa já é atendida, porém, muitas vezes, não aceita o serviço. Nestes casos, a esmola, mesmo sem esta intenção, acaba contribuindo para manter as pessoas nas ruas, expostas a todos os tipos de violência e até à dependência química’, comentou.

O CREAS Manhuaçu encontra-se na Rua Desembargador Alonso Starling, 260, no centro (fundos da Igreja Presbiteriana). Contatos podem ser feitos pelo telefone: 33 3332-3264 (CREAS).

Nos casos em que a pessoa em situação de rua cometer algum delito, furtar, provocar transtornos ou mesmo coagir alguém a dar lhe dinheiro é importante que seja acionada a Polícia Militar. ‘Nosso serviço busca a garantia de direitos, não temos o poder de resolver determinadas situações que afligem a sociedade, como atos infracionais praticados’, esclarece a Coordenadora.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *