Esporte ajuda a cultivar os valores da vida, diz Papa a ginastas

O Santo Padre recebeu em audiência na manhã do sábado, 28/09, na Sala do Consistório, no Vaticano, cerca de 70 membros da “Federação Italiana de Ginástica”, por ocasião dos seus 150 anos de atividades.

A Federação, fundada em 1869, tem como objetivos principais promover a educação física, salvaguardar o bem-estar físico e esportivo, promover atividades de ginástica amadora, preparar os atletas para participar dos Jogos Olímpicos e de todas as competições internacionais e nacionais.

Em sua saudação, o Papa recordou 150 anos de fundação da instituição, cuja finalidade é promover a cultura do esporte por meio da educação física, acrescentando:

“A presença das Associações esportivas na sociedade não tem apenas a função de promover e organizar atividades esportivas, mas também de suscitar uma mentalidade que, através do esporte, possa promover o desenvolvimento integral da pessoa humana e a amizade social”.

Trata-se, explicou Francisco, de compreender e viver o esporte, não apenas como fonte de bem-estar físico, mas como ideal de vida corajoso, positivo e otimista. Nesse sentido, o esporte torna-se uma experiência educacional que leva, sobretudo, as novas gerações a cultivar os valores da vida: amor à lealdade e à justiça, o gosto pela beleza e a bondade, a busca da liberdade e da solidariedade. E o Papa ponderou:

“Em nossos dias, o sistema do esporte parece, às vezes, condicionado pela lógica do lucro, por um espírito competitivo exagerado e, infelizmente, também por atitudes violentas. Diante destes aspectos negativos, os líderes e atletas, animados pela fé cristã, podem dar testemunho do poder de humanizar do Evangelho, mesmo nos círculos esportivos e, assim, contribuir para a construção de uma sociedade mais fraterna”.

O Santo Padre concluiu seu pronunciamento aos membros da Federação Italiana de Ginástica fazendo votos de que possam viver sempre o esporte com lealdade e espírito competitivo saudável. Isto os ajudará a enfrentar as competições da vida, com coragem e honestidade, com alegria e confiança serena no futuro.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *