Conselho de Saúde de Manhuaçu aprova RAG 2018 e PAS 2020

DSC05985 DSC05988 DSC05994
<
>

Na reunião do mês de setembro do Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu foram discutidos diversos assuntos de interesse da saúde pública do município. A seguir, faremos um breve resumo do que foi discutido. Informações sobre o CMS também podem ser lidas no blog cmsaudemanhuacu.blogspot.com

Mais uma vez a reunião aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na quarta-feira, 18/09, com presença ativa dos conselheiros de saúde sob a presidência do conselheiro Sebastião Adão de Andrade. Compuseram a mesa a vice-presidente Kellem Miranda e o secretário Paulo José Vieira.

RAG 2018 e PAS 2020

Depois da explanação sobre o Relatório Anual de Gestão (RAG) referente ao ano de 2018 e Programação Anual de Saúde (PAS) 2020, feita pela funcionária do setor de Planejamento da SMS Maria De Luz e pelo conselheiro Dilson Dias Dutra, membro da Comissão que estudou o RAG, dúvidas foram esclarecidas e o mesmo aprovado com as ressalvas indicadas pela referida comissão que contou também com os conselheiros Eliane, Milton e Gilerson, tendo esse último se afastado do Conselho de Saúde no período, conforme comunicação feita ao CMS.

Parceria Pastoral da Criança

Conselheiros foram motivados a incentivar a parceria entre ao Conselho Municipal de Saúde e a Pastoral da Criança de Manhuaçu, no sentido de aprimorar ainda mais os cuidados com a vida. O conselheiro de saúde Paulo César falou da importância de todos assumirem este compromisso de defesa da vida como forma de garantir mais qualidade de vida às pessoas, sobretudo às crianças. “Fazer o outro feliz nos torna mais felizes”, conclamou ele. Vanda Lúcia Carneiro, também da Pastoral da Criança, participou a reunião fortalecendo a fala de Paulo, explicando a importância da parceria e convidando a todos para participarem da festa de 25 anos da pastoral em Manhuaçu a ser realizada dia 6 de outubro, no salão Centenário da Matriz de São Lourenço, no centro da cidade.

Capacitação de funcionários e conselheiros

A SMS já está organizando um curso de capacitação para seus funcionários e conselheiros de saúde com temas voltados para o dia a dia das atividades de cada um. Conselheiros foram informados que curso será dia 12/11, de 08h00 às 17h00, no auditório da FACIG, no bairro Coqueiro, em Manhuaçu. Conselheiro José Garcia destacou também o valor da participação dos conselheiros em eventos assim, agradecendo a oportunidade que teve de participar das conferências Estadual e Nacional de Saúde, representando o município.

Cadeiras de roda

Conselheiros foram informados sobre a aquisição de novas cadeiras de roda e reforma das existentes na SMS, garantindo mobilidade com mais conforto e segurança para pacientes que dependem das mesmas nas dependências da secretaria. Também foram adquiridos kits sobre alimentação saudável para desenvolvimento de trabalhos junto às unidades de saúde, um deles foi apresentado aos conselheiros.

Situação de conselheiros

Mais uma vez foram cobradas as resoluções das situações do conselheiro Rodrigo Pereira (que ficou um tempo afastado e voltou a CMS) e Zandra de Fátima Lopes da Rocha  (que foi afastada, reeleita no COUS e pede para assumir sua vaga). Os casos seguem sem uma definição final. A Comissão responsável ficou de se reunir para discutir sobre o tema.

Assessoria de Imprensa do CMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *