Incêndio está controlado no Parque Nacional do Caparaó. 67,4 hectares queimados

Às 03h00 horas da manhã do dia 14/09, última sexta-feira, uma equipe mista composta por 8  brigadistas e bombeiros militares de Minas Gerais se deslocaram para realizar o combate as chamas próximo ao leito do rio, local considerado pela equipe de planejamento como prioritária para defender, haja vista o dano potencial ao meio ambiente caso o fogo passasse para o outro lado do rio. A ação foi completamente bem sucedida, tendo os combatentes conseguido conter as chamas.

Pela manhã foram observados os fatores climáticos favoráveis para a realização do combate: a alta umidade e baixa temperatura colaboraram significativamente para diminuir a intensidade das chamas, permitindo maior efetividade na extinção dos focos.

Por volta de 07h00 horas, outra equipe composta por 15 bombeiros militares também de Minas Gerais e voluntários se juntaram aos 8 combatentes que anteriormente estavam na frente de combate impedindo que o fogo transpusesse o rio. O avanço dos trabalhos foi grande, eliminando grande parte dos focos principais do incêndio.

A segunda área de maior interesse na proteção contra as chamas, a qual abriga grande quantidade de “muriquis”, também foi defendida com sucesso. A aeronave da PM de Governador Valadares transportou bombeiros militares e brigadistas para pontos estratégicos, de forma a possibilitar o combate direto as chamas.

Por volta de 13h00 horas alguns locais apresentaram reignição do fogo, sendo necessário realizar sobrevoos de reconhecimento em toda área para emprego de combatentes em locais pontuais. Brigadistas e bombeiros militares de Minas Gerais continuaram o combate auxiliado pela aeronave que realizava o combate direto às chamas com o bambi bucket (balde de helicoptero).

Bombeiros militares do estado do Espírito Santo estiveram presentes na operação como recurso disponível, pronto para serem empregados, no entanto não houve necessidade.

Ao final da tarde foi realizado um sobrevoo para verificar a efetividade das ações, sendo constatada a extinção dos focos de incêndio. Neste domingo, 15/09, um novo sobrevoo de reconhecimento será realizado com o objetivo de verificar possíveis reignições e manter o monitoramento do Parque Nacional do Caparaó. Caso seja necessárias novas ações serão mobilizados 13 brigadistas do parque e 14 bombeiros militares de Minas Gerais para atuação em caso de necessidade.

Ao final do combate concluiu-se que a área queimada foi de aproximadamente 67,4 hectares. Trabalham no cambate às chamadas um total de 68 pessoas, entre oficiais Bombeiros, Militares, brigadistas.

Informações Corpo de Bombeiros de Manhuaçu/MG

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *