Alunos vencedores de concurso visitam supermercado como fiscais

alunos3 alunos2 alunos1
<
>

A expectativa misturada a alegria era percebida no rosto dos 11 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Sônia Maria Batista, situada no Bairro Santa Luzia, ao chegarem a um supermercado na área central da cidade, para serem fiscais por uma hora. A visita aconteceu na tarde da terça-feira, 03/09.

Eles participaram do concurso de desenho promovido pela Vigilância em Saúde, com o tema “Se tem saúde, tem Vigilância Sanitária” e, os vencedores foram conhecidos na segunda-feira, dia 02/09. Ainda tiveram os trabalhos expostos no mural da escola, que levou o nome de Fiscal Sanitário Mirim.

Nesta terça-feira, as equipes das Vigilâncias em Saúde, Sanitária e Epidemiológica recepcionaram os 11 alunos, acompanhados dos professores para a árdua tarefa de atuarem na inspeção em todas as sessões do supermercado. Usando jalecos, toucas e crachás, os fiscais mirins iniciaram o trabalho, juntamente com os fiscais sanitários. Seguindo as instruções dos agentes e observados por funcionários do estabelecimento, rapidamente eles descobriram como conferia a data de validade do produto, exposição das mercadorias e quais medidas devem ser tomadas, caso encontre produtos vencidos.

Victor Hugo, 8 anos, participou do projeto Fiscal Mirim – Fiscalização Educativa – e fez parte do grupo, que realizou o trabalho de inspeção em conjunto com os fiscais sanitários. Ele disse que ficou encantado com o que pode vivenciar e aprender na prática. “Eu e meus colegas gostamos demais. Foi ótimo ser Fiscal Mirim com os demais. Aprendi que o produto precisa ter qualidade e, se a data de validade estiver vencida temos de agir”, disse. A diretora da Escola Sônia Maria Batista, Amélia Delôgo disse que a iniciativa foi importantíssima, para criar nos alunos uma nova filosofia de vida. Também elogiou o trabalho da equipe de Vigilância em Saúde, que propôs o tema.

Ao falar do projeto Fiscal Mirim- Fiscalização Educativa, a diretora de Vigilância Ambiental, Lorena Gonçalves enalteceu a importância de despertar nas crianças a vontade em saber sobre o trabalho, participando de todas as etapas de uma fiscalização na prática. Destacou ainda o trabalho da coordenadora de Vigilância Sanitária, Ana Paula Amaral Costa Teixeira e da coordenadora de Epidemiologia, Ana Paula de Miranda Fernandes, além de todos os integrantes de equipe. “Todos foram fundamentais para que tudo desse certo, desde a criatividade à ação para a realização do projeto Fiscal Mirim. Professores também foram importantíssimos. Novas idéias vão surgir e, com certeza estaremos trabalhando projetos interessantíssimos”, comenta Lorena Gonçalves.

 Informações Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *