7 conselhos para melhorar a vida social e a saúde mental

A sociabilidade é uma das principais dimensões da personalidade. Quem nunca se sentiu melhor depois de uma reunião saudável com amigos? É por isso que a vida social é um aspecto importante de sua rotina. Encontrar pessoas, trocar ideias e exercitar a fala são alguns exemplos de atitudes que podem melhorar a sua saúde combatendo doenças como, por exemplo, a depressão.

Além disso, cuidar da sua vida social pode trazer também benefícios em sua vida profissional. Uma pessoa educada e aberta tem mais chances de ser procurada – e, eventualmente, promovida. Mas cuidado: não vá misturar vida pessoal com o ambiente de trabalho! Para tudo há limites.

1. Compartilhe suas emoções

Reunir pessoas à sua volta para viver emoções comuns é uma das bases do comportamento social. Estudos de psicologia mostram que o ser humano, ao viver uma emoção intensa, como nascimento de um filho, mas, também, a morte de um ente querido, tem o reflexo de compartilhar o que sente com amigos ou pessoas próximas. A função desse reflexo é a de estreitar os laços com os outros: um cimento social do qual não devemos nos privar.

2. Seja educado

Os comportamentos corteses dão uma impressão positiva e valorizam nossa imagem. Em resumo, ser educado pode melhorar muito a vida social, visto que um pequeno “bom-dia”, dependendo da forma como é dito, é capaz de alterar emoções. Estudos mostram que não somente os passantes guardam uma boa lembrança de uma pessoa que se dirige a eles com polidez, mas prestam mais atenção a seu discurso e respondem a ele mais favoravelmente. Ter boa educação e saber se comportar polidamente são etapas obrigatórias para dar uma boa impressão.

3. Sorria

Exibir um sorriso franco é uma boa maneira de ser lembrado. Experiências conduzidas na Universidade de São Paulo mostraram que somos percebidos como mais inteligentes,

extrovertidos, simpáticos e sociáveis quando nos apresentamos às outras pessoas sorrindo. Além disso, as pessoas se recordam mais tempo de nosso rosto e de nosso nome.

4. Ofereça bebidas quentes

Servir um café no momento certo pode facilitar as trocas. Experiências realizadas na Universidade de Brisbane, na Austrália, mostraram que as pessoas ouvem mais seu interlocutor após tomarem um café e percebem seu discurso mais favoravelmente. Uma outra experiência, realizada na Universidade de Londres, concluiu que somos percebidos como pessoas mais calorosas se dermos uma bebida quente a nosso interlocutor, pois o cérebro interpreta o calor sentido no contato com a xícara como uma porção de calor afetivo! Então, já sabe: para melhorar a vida social, não se esqueça das bebidas quentes preferidas de sua companhia!

5. Olhe as pessoas nos olhos

Um olhar direto ajuda a convencer seu interlocutor e dá uma impressão de confiança. A conclusão de uma experiência de psicologia é que a taxa de aceitação de um pedido, como a assinatura de um abaixo-assinado ou uma doação em dinheiro, é multiplicada por dez quando ela recebe o reforço de um olhar direto.

6. Inspire confiança

O estabelecimento de uma relação de confiança é essencial e pode se basear em alguns detalhes simples. Por exemplo, o fato de balançar a cabeça incentiva o interlocutor a falar mais e se traduz por um grande grau de satisfação após uma troca.

7. Tenha um bichinho de estimação

Um cachorrinho na coleira ajudará a fazer amigos: é o que revela uma experiência da universidade britânia de Warwick. Os participantes passearam em um bairro da cidade, alguns deles acompanhados por um cão, outros sozinhos. Os cientistas constataram que as pessoas vinham mais facilmente ao encontro dos primeiros para falar ou fazer graça. Os animais domésticos desempenham, assim, um papel de catalisadores sociais. Além disso, os animais podem animar o seu espírito e combater a solidão. Mas, é claro, adote um animal com a intenção de tê-lo com você, e não apenas para que tenha uma função! Entenda também como fazer seu pet ficar mais feliz com você.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *