Secretaria de Saúde de Manhuaçu e Instituições de Ensino assinam o COAPES

Para o município foi um passo importante e um marco para a saúde do município, a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). O ato aconteceu na tarde da segunda- feira, 22/07, entre a Secretaria Municipal de Saúde e, as Instituições de Ensino do Município (UNIFACIG, Faculdade do Futuro, Centro Educacional de Manhuaçu, SENAC e Orbis Educação), que utilizam a Secretaria de Saúde como campo de estágio.

Trata-se de um dispositivo da Política Nacional de Educação Permanente ofertado aos atores do Sistema Único de Saúde (gestores, trabalhadores, usuários) e da Educação Superior e Técnica da área da saúde (gestores, docentes e estudantes). O objetivo é o de promover processos participativos, construção da formação e desenvolvimento profissional no SUS e para o SUS, através dos estágios curriculares que já ocorrem habitualmente. O COAPES é regulamentado pelas portarias, Portaria Interministerial nº 1.127/MEC/MS, de 04 de agosto de 2015, Portaria Interministerial nº 10/MEC/MS, de 20 de agosto de 2014 e Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013.

O AVANÇO DO COAPES

O Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde é proposto, para facilitar os processos de negociação, tomada de decisão que envolva ações de integração e ensino-serviço-comunidade. A contratualização do COAPES pretende garantir o acesso do ensino superior aos estabelecimentos de saúde, como cenário de prática, direcionar esforços para que os programas de formação contemplem compromissos da educação superior, para melhoria dos indicadores de saúde.

Nesta perspectiva será imprescindível formar profissionais para o SUS, em consonância com os seus princípios constitucionais, foco na garantia do direito à saúde dos seus usuários e aproximando o mundo da formação do mundo do trabalho. O foco dessa aproximação é impulsionar que a articulação ensino-serviço-comunidade, busque mutuamente a melhoria da assistência, da gestão e formação em saúde, fortalecendo políticas públicas com vistas à satisfação do usuário.

Este processo de contratualização pretende fortalecer a integração, ao colocar todos os atores para discutirem e pactuarem juntos a organização dos cenários de prática de determinada região ou município, assumindo, assim, responsabilidades mútuas e colaborativas que respeitem e valorizem os princípios do SUS.

Informações Assessoria de Comunicação da SMS

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *