Manhuaçu: Semana de comemoração pelo aniversário do 11º Batalhão

11bpm 11bpm-2
<
>

Para marcar o aniversário da Unidade Policial Militar, que é um patrimônio histórico da região, o Comando do 11º Batalhão planejou uma semana de eventos com a intenção de convidar toda sociedade a celebrar conosco os nossos 56 anos de existência.

Todos os eventos serão realizados na sede do 11º BPM. Na abertura das festividades teremos a apresentação do ‘Minas ao Luar’ (03/08-sábado), durante a semana teremos o culto (08/08-quinta) e a solenidade (09/08-sexta), e para encerrar teremos a tradicional missa na manhã de domingo (10/08) e a apresentação da orquestra sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais à noite (10/08-domingo).

Os policiais militares do 11º Batalhão terão a maior satisfação de receber em sua casa a sociedade, a quem servem por vocação, para celebrarmos juntos nossa história.

A história do 11º BPM

Em 10 de Agosto de 1963, surge na cidade de Manhuaçu “O Sentinela do Caparaó”, unidade responsável pela manutenção da ordem pública na Região Vertente Ocidental do Caparaó. A Unidade foi criada pela Lei nº 1.526, de 31 de Dezembro de 1956 e instalada oficialmente em 10 de Agosto de 1963, com a presença do Governador Magalhães Pinto. O Batalhão ocupou inicialmente as instalações do antigo Ginásio Manhuaçu ficando de 10 de Agosto a 16 de Dezembro de 1963.

Nesta data transferiu-se para um galpão da Rede Ferroviária Federal, no bairro denominado “Batalhão Velho”. Em 10 de Janeiro de 1971 com a presença do Governador Israel Pinheiro foi a Unidade transferida em definitivo para suas atuais instalações, às margens da BR 262, no Bairro São Jorge. Seu primeiro Comandante foi o Major PM Luciano Antônio dos Santos. Criado nos momentos que antecediam a grave crise institucional, no país, soube o 11º BPM justificar sua existência, tomando parte ativa nos rumos do Movimento Revolucionário de 64, cabendo à unidade ocupar pontos estratégicos da malha viária da região, bem como guarnecer as fronteiras de Minas com Espírito Santo e Rio de Janeiro. A participação efetiva do então 11º Batalhão de Infantaria na Guerrilha do Parque Nacional do Caparaó rendeu-lhe o carinhoso nome de Sentinela do Caparaó. O passado do “Sentinela do Caparaó” se confunde com a própria história da Milícia de Tiradentes, marcada por inúmeras lutas, conquistas e feitos heróicos. Ad Augusta Per Augusta (Caminhos difíceis, missões mais nobres) é o lema do 11º BPM; e com ele o “Sentinela do Caparaó” tem a certeza de que o trabalho profícuo é reconhecido.

Responsabilidade territorial

O 11º Batalhão de Polícia Militar tem a sua sede localizada em Manhuaçu e exerce responsabilidade pelo policiamento ostensivo da ordem pública em 24 municípios: Abre Campo, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caiana, Caparaó, Caputira, Chalé, Durandé, Espera Feliz, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Pedra Bonita, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Sericita e Simonésia.

Informações PM

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *