Cadastramento Escolar 2020 começa nesta segunda-feira, dia 1º

Começa nesta segunda-feira, 1º de julho, e termina no dia 12, o Cadastramento Escolar 2020 para todos os candidatos que desejam ingressar no ensino fundamental de escolas públicas em Minas Gerais, incluídos aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades. O cadastro é realizado anualmente pela Secretaria de Estado da Educação em conjunto com a Administração Municipal.

O cadastramento é obrigatório para as crianças que desejam ingressar no 1º Ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) nas redes estadual ou municipal. A inscrição é gratuita.

Podem se inscrever crianças com seis anos completos ou que vão completar essa idade até 31 de março de 2020; interessados em cursar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental e candidatos a vagas nos demais anos ou ciclos do ensino fundamental vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares.

Para crianças que completarem seis anos em 2020, porém, posteriormente a 31/03, caberá aos pais ou responsáveis entrar em contato com Secretaria Municipal de Educação (Comissão de Cadastro e Matrícula) e comprovar que estão frequentes no 2º período da Educação Infantil (pré de 05 anos), em data anterior à 10/10/2018, em pré-escola legalmente autorizada.

A divulgação de encaminhamento dos alunos para qual escola será direcionada a vaga é providenciada pela Secretaria M. de Educação.

O cadastro é feito exclusivamente por meio do site da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br) e pode ser realizado pela mãe, pelo pai ou responsável legal, maior de 18 anos. Jovens maiores de dezoito anos poderão fazer a sua própria inscrição no cadastro escolar. Caso os candidatos ou seus responsáveis não tenham acesso à internet, basta procurar a Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Frederico Dolabela, 355, centro, próximo à Fundação Hemominas. O telefone para contato é 33 3332 3636.

A Superintendente Regional de Ensino, Vitória Magalhães, reforça a importância de se cadastrar dentro do prazo, em razão de que o mesmo normalmente não é prorrogado.

A Secretária Municipal de Educação, Luizaura Januário, integra a comissão representando as escolas municipais, juntamente com outros membros que representam setores como as escolas estaduais, pais de alunos e Conselhos Tutelar e de Educação.

Matrícula

O encaminhamento para as matrículas dos candidatos inscritos será feito pela Comissão do Cadastro Escolar do município. É necessário apresentar, no ato da matrícula, o original e cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento do candidato ou carteira de identidade; CPF (caso possua); comprovante de endereço; comprovante de escolaridade para alunos transferidos de escolas particulares ou jovens que desejam retornar aos estudos.

(SECCOM – c/ informações Secretaria de Educação MG

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *