14 de junho: No dia mundial do doador de sangue conheça os critérios para doar

O processo pelo qual as unidades da Fundação Hemominas recebem e avaliam os candidatos à doação de sangue para verificar quem se encontra ou não apto a doar, seguem critérios

estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos internacionais de Acreditação.

Os candidatos passam por procedimentos como conscientização, cadastro, triagem clínica, triagem hematológica, e aqueles considerados aptos são encaminhados para a coleta do sangue. O sangue doado será fracionado e destinado a transfusões de pacientes em tratamento na própria Fundação e/ou de instituições de saúde públicas e/ou privadas.

Quem pode utilizar este serviço

Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue.

Quem estiver em boas condições gerais de saúde;

Quem mantém um estilo de vida saudável e não se expõe a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis.

Quem pesa acima de 50 kg;

Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.

Quem não pode doar?

Há várias situações que impedem a doação de sangue definitiva ou temporariamente. Entre elas, o peso, algumas doenças, medicamentos, gravidez, uso de drogas injetáveis, situações de risco acrescido para doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis, ingestão de bebidas alcoólicas etc.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *