Encerramento da Campanha de Vacinação contra a Influenza em Manhuaçu

No último dia 31 de maio encerrou-se a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A Campanha aconteceu no período de 10 de abril a 31 de maio passado, ocorrendo em 4 de maio (sábado), o Dia D. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde foi de 90% para os grupos prioritários para a referida Campanha. A Campanha iniciou-se atendendo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas de até 45 dias após o parto, os idosos, trabalhadores da saúde, professores, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de portadores de doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento (bombeiros, policiais militares, civis, federais, rodoviários federais).

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Luane Sales, o índice alcançado é o resultado de um trabalho, que contou com o apoio da Secretária Municipal de Saúde, Karina Gama, e as parcerias da Atenção Primária (Coordenação e Equipes de ESF), Setores de Transporte, Comunicação, outros Setores da Secretaria Municipal de Saúde, e Hospital César Leite, que não mediram esforços para que os grupos fossem vacinados. O total da cobertura de vacinação em Manhuaçu, foi alcançado, superando o estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Luane Sales, ressalta que não haverá a prorrogação da Campanha, por determinação do Ministério da Saúde, em Memorando recebido da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais/ Gerência Regional de Saúde de Manhumirim. Ressalta-se que o único grupo prioritário que ainda não alcançou a meta estabelecida em Manhuaçu foi o grupo das gestantes. Assim, este grupo continuará sendo vacinado. Destaca-se, segundo a Coordenadoria de Epidemiologia da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim, por orientação da SES/MG, a necessidade de ter garantida a segunda dose para o grupo específico de crianças com esta indicação e as gestantes que deverão ser vacinadas durante todo o ano. Após atendidos estes critérios, as doses restantes da Campanha ficarão disponíveis para toda a população, de acordo com orientações da SES-MG para a coordenadoria.

Em entrevista, a diretora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Caldeira Duarte, explica que, torna-se importante atentar para o alcance da meta de 90% nos grupos prioritários. A SES-MG reforça a importância do alcance de meta nos grupos prioritários para a vacinação visto que a escolha dos grupos no Brasil segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde – OMS. Estudos epidemiológicos e a observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe, respaldam esta determinação. Por isso, são priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. As equipes de ESF continuarão empenhadas para o alcance da meta de 90% no grupo de gestantes, por meio da realização de busca ativa e de outras estratégias para o alcance da cobertura.

Informações Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *