Ter muita dificuldade para dormir pode ter ligação direta com a depressão

Experimentar longos períodos de dificuldade para dormir sem relação clara com algum problema físico de saúde ou problema específico pode ter uma ligação direta com a depressão e até mesmo com agravamento de tendências suicidas, segundo um recente estudo realizado pela Universidade de Stanford. No entanto, a maioria das pessoas não associa este sintoma com a doença, que geralmente faz o paciente dormir por longas horas.

De acordo com os pesquisadores, alterações de sono foram consideradas comuns entre jovens adultos estudados que apresentavam alto risco de suicídio. O trabalho científico recolheu informações objetivas e relatos de 50 participantes entre 18 e 23 anos de idade com tendências depressivas e suicidas a partir de uma base de cerca de cinco mil estudantes universitários.

O sono dos voluntários do estudo foi observado durante uma semana e, após o período de 21 dias, os participantes responderam questionários para medir a gravidade de seus pesadelos, insônia, consumo de álcool, depressão e sintomas suicidas.

Foi descoberto então que os indivíduos que apresentavam maior variação de humor entre o momento em que pegavam no sono até a hora em que acordavam, assim como grandes quantidades de pesadelo e insônia, indicavam também maior tendência a apresentar sintomas suicidas.

Segundo os estudiosos, avaliar as perturbações do sono pode representar importante oportunidade para a prevenção do suicídio, pois se diferenciam de outros fatores de risco por serem mais visíveis, menos estigmatizados e altamente tratáveis.

Informações MSN

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *