SAAE investe em Sistema de Telemetria para otimizar fornecimento de água

 

saae saae1 saae2
<
>

O SAAE está na fase final de implantação do sistema de telemetria para trazer melhorias em relação ao abastecimento de água em Manhuaçu e distritos.

O investimento conta com o apoio da prefeita Cici Magalhães, que sempre mostra a clara parceria entre o SAAE e a Prefeitura de Manhuaçu.

A instalação do sistema que já se encontra em processo final, tem como objetivo realizar medições e coleta de dados, facilitando o trabalho diário realizado pela autarquia.

O QUE É TELEMETRIA E POR QUE IMPLANTÁ-LA?

Telemetria é uma tecnologia que permite a transmissão remota de dados via rádio frequência. Trata-se da automação, monitoração e controle, em tempo real, de reservatórios, elevatórias de água e ETAs.

Em um município sem este sistema, muitas vezes são os moradores que avisam a companhia de água e esgoto quando ocorre uma falha no abastecimento.

De acordo com o Engenheiro Eletricista, Gabriel Augusto, após a inserção do programa, benefícios variados podem ser citados e levados em conta para otimização do fornecimento de água. Tais como: Monitoramento em tempo real referente ao funcionamento de estações elevatórias, reservatórios, medidores de vazão e demais dispositivos elétricos e hidráulicos do sistema; Armazenamento de dados sobre a qualidade do abastecimento; Alerta sobre vazamentos, falhas de operação, falhas de equipamentos, intrusões, valores anormais de níveis, pressões e vazões; Prevenção e diminuição de perdas;  Redução de custos operacionais de deslocamento de equipe; Facilitação na manutenção de equipamentos; Eliminação de achismos, através de dados confiáveis;

Já o diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, explica que há aproximadamente dois (2) anos, estudos para a implantação do sistema estão sendo feitos, resultando em um beneficiamento significativo para a população e para a autarquia. “De todas as vantagens que citamos, teremos também uma diminuição nos gastos com economia de energia e um sistema de bombeamento mais eficiente,” explica Luiz.

Assessoria de Comunicação- SAAE Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *