Manhuaçu: Polícia Militar implementa o 190Smart e utiliza tecnologia a favor da segurança

O 11º Batalhão da Polícia Militar é a primeira Unidade do interior de Minas Gerais a implementar no policiamento o aplicativo para android denominado 190Smart.

COMO FUNCIONA?

Em síntese, cada viatura terá um tablete com acesso à internet para registro de ocorrências no local dos fatos e consulta de indivíduos suspeitos. E o 190 Smart será um dos programas que o policial militar terá à sua disposição neste equipamento.

Essa ferramenta contribuirá para agilizar o atendimento de ocorrências e garantir, inclusive, maior segurança ao policial militar.

Além disso, o aplicativo é destinado ao cumprimento das atividades previstas nos cartões programa (planejamento de operações com base nos índices criminais), além de possibilitar às viaturas PM o auto empenho em chamadas de emergência, facilitando assim o deslocamento através da criação de rotas.

Será utilizado também para que os policiais nas funções de comando e coordenação possam identificar em tempo real o cumprimento destas operações pelas viaturas policiais militares, pois as viaturas serão monitoradas através de GPS.

TREINAMENTO

Na manhã desta quinta-feira, 16/05/19, a Seção de Planejamento e Emprego Operacional do 11º Batalhão ministrou uma instrução para parte do efetivo (militares da 72ª Companhia empregados no policiamento de Manhuaçu, Simonésia, Luisburgo, Reduto, São João do Manhuaçu e Santana do Manhuaçu; além de militares do COPOM que trabalham no atendimento do 190 e despacho de viaturas).

O Tenente Luiz Hott e o Sargento Marco explicaram aos militares as funcionalidades do programa, e ressaltaram que se trata de uma ferramenta inovadora na Polícia Militar, por isso, nessa fase de implementação o primeiro passo é capacitar nossos profissionais.

O Comandante do 11º Batalhão, Tenente Coronel Franco também participou do treinamento e enfatizou: “minha grande preocupação está na segurança das equipes empregadas no policiamento, que poderão contar com a localização do GPS para pedir reforço, caso necessário.”

O Tenente Coronel Franco ainda ressaltou a importância da utilização dessa tecnologia, principalmente se considerarmos a nossa área de grande extensão rural “o policial militar terá à sua disposição uma ferramenta importantíssima que contribuirá e muito, com a prestação de serviço à comunidade, tornando o atendimento de ocorrências mais prático e dinâmico. Em diversas ocasiões, o policial militar se desloca para a zona rural, colhendo os dados no local dos fatos e somente registra a ocorrência em local com computador e internet (ponto de apoio de registros), às vezes, quilômetros distantes do fato”; comentou o Comandante.

Informações PM

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *