Conselheiros de Saúde debatem sobre Dengue, Gripe e Prevenção de Doenças Renais

cms1 cms2 cms3 cms4
<
>

Mais uma vez os conselheiros de saúde de Manhuaçu se encontraram em reunião ordinária na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O encontro aconteceu com participação ativa dos integrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS). A reunião foi presidida pela vice-presidente Kellem Miranda na noite da quarta-feira, 15/05.

Gripe

A responsável pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS fez esclarecimentos sobre a campanha de imunização contra a gripe (Influenza). Luane Motta  informou que a campanha começou dia 10 de abril e vai até 31 de maio. Segundo ela, chama a atenção o não comparecimento em massa de todos os integrantes dos grupos prioritários. Ela citou como exemplo as crianças na faixa etária da campanha, público que atingiu o percentual de 72,66% para uma meta de 90%. O grupo de idosos está bem próximo de cumprir a meta. Luane solicitou o apoio dos conselheiros na divulgação da campanha para mais pessoas estejam imunizadas antes da chegada do inverno.

Ações de combate ao Aedes

Luane Motta informou aos conselheiros as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti que estão sendo realizadas no município para evitar  Dengue, Zika e Chikungunya. Segundo Luane o município tem confirmados 62 casos da Dengue até o dia 15/05, sendo que outros casos estão sob investigação. Mais uma vez os conselheiros foram convidados a divulgar a situação e à pedir a participação da população no combate aos focos do mosquito com a adoção dos meios já conhecidos de todos para evitar água parada. Luane informou que está sendo aplicado inseticida UBV em bombas costais em locais mais afetados da cidade. Conforme Luane é importante que todos participem, pois há suspeita de que está circulando na cidade o tipo 2 da Dengue, que pode causar sérios danos saúde e até levar à morte.

Prevenção de doenças renais

Conselheiros receberam a visita do médico Rubens Valadão Abi-Ackel, da Clínica de Hemodiálise Renalclin.  O médico destacou mudanças que foram feitas na unidade da clínica para garantir um melhor atendimento aos pacientes. Foram apresentados os resultados  a partir dos diversos investimentos feitos na clínica a partir de 2015. Dr. Rubens explicou como se dá o tratamento da água utilizada na unidade explicando todo o processo moderno de preparação da mesma, além de apresentar as mudanças administrativas que foram realizadas. Outro momento importante a fala do médico esteve ligado à prevenção da Doença Renal Crônica, citando a necessidade da mesma para evitar que mais pessoas fiquem doentes.

Outros assuntos

Embora não estivesse na pauta da reunião, alguns moradores do bairro Colina foram ouvidos para esclarecer dúvidas sobre a divisão do atendimento entre a unidade de ESF daquele bairro e  Bom Pastor. José Garcia, conselheiro de Bom Jesus de Realeza, pediu ações educativas para sua comunidade, tendo em vista o aumento de verminoses entre as crianças daquela localidade. Segundo ele, há muitos cachorros nas ruas e ainda passagem de bovinos pelas ruas causando muita sujeira. Conselheira Gláucia Rocha pediu esclarecimentos sobre o atendimento na UTI Neo Natal. Conselheiro Jadir sugeriu que uma Comissão do CMS visite a unidade.

Assessoria de Imprensa do CMS

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *