Manhuaçu: Municipalização do trânsito na pauta do Conselho de Trânsito

transito3 transito2 transito1
<
>

Em nova reunião realizada na terça-feira, 07/05, o CMT (Conselho Municipal de Trânsito) de Manhuaçu buscou alternativas para que haja mais melhorias no fluxo e na segurança de pedestres e motoristas. Prefeita Cici Magalhães e o Presidente da Câmara, Vereador Juninho Linhares, também participaram do encontro, ocorrido no salão do paço municipal.

Presidido pelo Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Carlos Roberto de Souza, o conselho é paritário, composto por representantes da sociedade civil e do poder público. Entre os presentes, a Presidente do COAMMA, Dra. Marinês Bragança; Secretário de Obras, João Amâncio, e a Diretora da Secretaria de Planejamento, Dra. Anna Carulina Lopes Pinto.

Um dos assuntos em pauta, o processo de municipalização do trânsito. A partir de convênio entre o município e a Polícia Militar do 11º BPM, será intensificada a fiscalização de tráfego urbano, possibilitando organização, mais humanização e fluidez ao trânsito. Nesta etapa, os trabalhos tramitam na PRODEMGE (Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais), que atua com Tecnologia da Informação visando a modernização do setor público e a melhoria da qualidade de vida do cidadão.

Na reunião, houve a sugestão de alteração de horário e local da Feira Gastronômica e Cultural de Manhuaçu, realizada uma vez por mês, às 18h, no centro da cidade. Foi mencionado que o evento dificulta o trânsito para os motoristas. Além disto, o Capitão Fernando, Comandante da 72ª Cia. PM, conselheiro, relatou que em dias em que o evento ocorre é maior o registro de ocorrências policiais envolvendo jovens, na madrugada em pontos movimentados como o B. Coqueiro, por exemplo.

Os conselheiros sugeriram convidar a organização da feira gastronômica para tratar do assunto, juntamente com a Secretária de Cultura e Turismo, em reunião a ser marcada.

Outro tema abordado foi relacionado à Lei nº 3.252/2012, que trata do trânsito de veículos pesados e que vigorará a partir de 1º de julho deste ano. Em um trabalho desenvolvido em parceria entre conselho, Prefeitura e Polícia Militar, será realizada intensa campanha de orientação aos comerciantes, motoristas e à população. A ideia é melhorar o trânsito para a população, e, ressaltar que, a partir de julho, os motoristas que descumprirem a Lei serão penalizados.

A reativação do estacionamento rotativo foi reiterada na reunião, e, também deverá ocorrer em breve na cidade.

(SECCOM)

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *