Curso sobre Podas de Árvores em Áreas Urbanas é realizado em Manhuaçu

poda1 poda2 poda3 poda4
<
>

Os procedimentos corretos para a poda de árvores em áreas urbanas foram apresentados e aprofundados durante curso realizado na manhã desta quinta-feira, 02/05. O treinamento é uma das ações previstas no planejamento realizado por instituições que compõem o Conselho Municipal de Meio Ambiente, com total apoio da Prefeitura de Manhuaçu, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, SAMAL, IEF e Energisa, em fevereiro deste ano.

Participaram do curso, promovido na Câmara Municipal, profissionais que atuam diretamente com a poda de árvores na cidade, além de interessados em conhecer melhor a legislação e os procedimentos corretos para este fim. Também presentes, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e de Agricultura, Flânio Alves da Silva; Presidente do CMA, Kildaire Brandão, e equipes das secretarias e do SAMAL. O curso foi ministrado por Luiz Henrique Ferraz Miranda, Engenheiro Florestal (IEF / Leopoldina).

Nesta mobilização, busca-se normatizar e melhorar as atividades relacionadas à poda e supressão, considerando todas as complexidades existentes. Em reunião anterior, Flânio sugeriu a criação de equipe capacitada para executar os serviços de corte.

O Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Kildaire Brandão, mencionou a preocupação com a saúde das árvores, como um dos motivos para a realização deste curso. No treinamento, foram considerados ciclos como estações do ano, ciclos de desenvolvimento das árvores, melhor horário e dia da semana, entre outros critérios.

Atenta à importância desta questão ambiental, a Prefeita Cici Magalhães autorizou às secretarias e autarquias o total empenho para que este trabalho seja padronizado e bem-sucedido, de forma a atender à população e às determinações legais. E isto já está sendo feito.

No último mês de abril, funcionários cedidos pelo SAMAL para a Secretaria de Meio Ambiente, para atuar nestes procedimentos de poda e supressão de árvores, participaram de cursos: ‘Operador de Motosserra/ Operador em manutenção’ e de ‘Trabalhador na Operação e Manutenção de TAP com 01 implemento’, disponibilizados pelo SENAR-MG, além do curso desta quinta-feira.

Bom exemplo ocorreu recentemente com corte de árvore que se encontrava em local de risco na cidade. A operação realizada pela equipe do Corpo de Bombeiros, juntamente com profissionais das Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura e do SAMAL, representadas por Alexandre Ribeiro, Rúlio Iglesias (Macumbinha) e Eraldo, foi bem sucedida.

(SECCOM)

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *