Manhuaçu: Fossas sépticas são instaladas em Santo Amaro de Minas

A mobilização social para a instalação de fossas sépticas em comunidades rurais se consolida também em Santo Amaro de Minas. Nos últimos dias, o projeto desenvolvido em parceria que envolve a Prefeitura de Manhuaçu, por meio das Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, Coorpol e Emater atendeu família que reside em sítio, com a instalação de toda a estrutura necessária para uma destinação ecologicamente correta do esgoto residencial, sem poluição dos mananciais e ribeirões.

A ousada iniciativa já beneficiou diversas famílias que moram em diferentes locais.

Logo no começo do ano, houve a instalação de fossa séptica em Soledade (Dom Corrêa), com o apoio de moradores em trabalho de mutirão.

Entre as comunidades rurais atendidas, estão aquelas que são beneficiadas por outro projeto social: o ‘Prefeitura no Campo’, que integra os tradicionais dias-de-campo em Manhuaçu. O Secretário Municipal de Agricultura e de Meio Ambiente, Flânio Alves da Silva, destaca que, nestes locais, é apurada a demanda de casas que precisam ter estas instalações. A partir daí, há o planejamento e esforços visando captação de recurso, seja ele financeiro, material ou humano, para promover esta importante obra para direcionada ao saneamento básico.

Flânio reforça que esta positiva parceria reunindo as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Manhuaçu, Coorpol e Emater, vem ao encontro de uma necessidade ambiental antiga, as providências para o esgoto das residências rurais. ‘Nas reuniões em que visitamos as comunidades, junto com a Prefeita Cici Magalhães, percebemos dos moradores esta preocupação que eles têm, essa vontade de tomar providências. Quem mora perto da natureza, quer cuidar dela, pois, é o lugar onde ele vive. Percebíamos, porém, que as dificuldades como falta de informações e os investimentos financeiros necessários eram obstáculos que, por vezes, impediam ou atrasavam a realização destes sonhos por parte dos agricultores. Mas, de mãos dadas com as entidades parceiras, prefeitura e as famílias, temos conseguido mudar a realidade frente a esta demanda gigante, com resultados concretos’, avaliou o Secretário de Meio Ambiente e de Agricultura.

Além de proteger as águas, as fossas reduzem riscos de verminose e outras doenças. A estrutura também é cobrada em processos de certificação de qualidade na produção, pois, sugere que o referido empreendimento é ambientalmente responsável e usa água limpa em suas atividades.

Novos projetos estão em andamento em Manhuaçuzinho, Serra do Ouro e Vila de Fátima, entre outras. As fossas são feitas com bambu, que assegura maior limpeza na água, além de tambores e tubos. O Ministério Público também tem sido parceiro, com a liberação de recurso.

Informações SCS Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *