Campanha de vacinação contra Influenza inicia nesta quarta-feira

vacinação1 vacinação2
<
>

Os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) já estão preparados, para o início da 21ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, que terá início nesta quarta-feira, dia 10, e estenderá até o dia 31 de maio. Para os últimos detalhes, a coordenadora da Atenção Primária, Marizy Vasconcelos, juntamente com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Caldeira Duarte e Vigilância Epidemiológica, Luane Motta reuniram com os enfermeiros na tarde desta segunda-feira, 08, para abordar como o trabalho deve ser direcionado no período da campanha. Na última quinta-feira, dia 04, os auxiliares/técnicos também foram capacitados, para estarem atendendo durante a campanha de vacinação.

A campanha tem como lema “Tome uma atitude contra a Gripe”. Sugere e, ao mesmo tempo provoca os pais/responsáveis a estarem atentos quanto ao calendário, a fim de não deixarem para a última hora. As ações terão início dia 10 de abril e vão se estender até 31 de maio. Os cuidados contra o vírus Influenza deve ser redobrado.

Uma das formas de se prevenir e/ou atenuar os sintomas é por meio da vacinação. A campanha nacional terá uma novidade. Terá a ampliação da imunização para crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). Antes, a idade máxima era 5anos. Além das crianças, devem se vacinar adultos com 60 anos ou mais de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. De acordo com Maria Cristina Caldeira, a vacinação terá duas etapas. Entre 10 e 18 de abril, a vacinação contra o Influenza será para crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes. De 22 de abril a 31 de maio, será aberta a vacinação de todos os grupos prioritários. Também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes.

Em Manhuaçu, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando a vacinação em todo o município e, no dia 04 de maio acontecerá o Dia D. A meta de alcance em Manhuaçu é atingir 90% da população. Segundo e enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Luane Motta, além da Influenza será feita a atualização da caderneta das crianças e gestantes. “O Dia D será para atender aquelas pessoas, que não tiverem tempo de comparecer no período por motivo de trabalho. Mas, os que puderem ir durante a semana no posto será importante, para auxiliar no processo de vacinação”, ressalta Luane Motta.

Informações Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *