ESF de São Pedro do Avaí realiza palestra sobre Verminose

esf-saopedrodoavai esf-saopedrodoavai-2
<
>

O grupo de Puericultura da Estratégia Saúde da Família de São Pedro do Avaí, realizou na última sexta-feira, 29/03, palestra sobre “verminose”, para as mães atendidas pela ESF.

As participantes puderam acompanhar e terem conhecimento de que, a verminose é uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparasitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). É uma doença que afeta adultos e crianças, de todas as idades, ambos os sexos e todas as classes sociais.

A enfermeira da Unidade, Cristina de Souza Tavares explicou às mães, que a contaminação ocorre de diversas formas, mas a mais comum é por meio da ingestão de alimentos, água contaminada ou através da pele quando há pequenos ferimentos.

Outros pontos que devem ser observados são os sintomas. Os mais comumentes encontrados nos casos de verminose são: cólicas abdominais, enjôo, mudança do apetite, falta de disposição, fraqueza, diarréia, vômito, perda de peso, anemia, febre e problemas respiratório.

O trabalho da equipe tem sido pautado na premissa de orientação da família, sobre a proteção integral à criança. A ação foi elogiada pelas mães, que participaram da palestra sobre verminose.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *