Manhuaçu: Entidades unem esforços em prol de melhorias no trânsito

 

Uma reunião realizada na sede do 11º Batalhão de Polícia Militar definiu novas diretrizes sobre a fiscalização do trânsito das vias centrais de Manhuaçu, principalmente quanto ao tráfego de veículos pesados e de vagas públicas de estacionamento. As ações serão executadas pela PM, através de convênio firmado entre o município e a unidade policial. O Conselho Municipal de Trânsito corrobora com as atividades.

O encontro contou com a presença da prefeita Cici Magalhães; do comandante do 11º BPM, tenente-coronel Franco; do presidente do Conselho Municipal de Trânsito e delegado regional de Polícia Civil, Carlos Roberto de Souza; Anna Carulina Pinto, representando a Secretaria de Planejamento; diretor do SAMAL, Romilson Barrozo; secretário de Comunicação, Eron Elias; e a chefe do setor de Comunicação do 11º BPM, tenente Suelen.

Em princípio, uma campanha educativa irá alertar motoristas que fazem uso das vagas de estacionamento dentro da linha azul (rotativo). Além disso, empresários e comerciantes, que fazem uso de veículos pesados para manuseio de carga, também serão informados quanto a intensificação da fiscalização.

“Estamos dando um importante passo para melhorar a fluidez do nosso trânsito, que hoje é um dos principais gargalos do município. Com a Polícia Militar e o Conselho Municipal de Trânsito em parceria, temos certeza de que tomaremos as melhores decisões no sentido de viabilizar mais vagas de estacionamento e minimizar os impactos com transporte pesado no centro da cidade”, comentou a prefeita.

A expectativa é de que a campanha educativa já inicie nos próximos dias. Ações punitivas serão concretizadas a partir do dia 1º de julho. O comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar colocou a unidade à disposição para melhorar o trânsito da cidade. “Manhuaçu, na condição de município polo, recebe um fluxo de veículos enorme todos os dias. Vamos alinhar nossas ações para melhorar o tráfego. Para isso, contaremos com fiscalização por parte dos militares, tanto das vagas quanto do trânsito de caminhões pesados, bem como outras atividades”, pontuou.

TRÂNSITO PESADO

Em 2012, a lei municipal nº 3.252 foi aprovada pela Câmara e sancionada em 2013 pelo então prefeito da época. O documento permitia o trânsito de veículos pesados (acima de 6 toneladas) em vias públicas centrais das 19 horas de um dia até as 8 horas do outro dia, de segunda à sexta. Aos sábados, a partir de meio-dia e domingos e feriados livre.

“No início do ano, nos reunimos e desde então, a Policia Militar intensificou a fiscalização, inclusive com a remoção de veículos em situação de inconformidade com a lei. Desta vez, vamos unir esforços em uma campanha educativa e depois do prazo, vamos lidar de forma mais rigorosa, amparados pela lei. A Prefeitura irá providenciar a sinalização necessária ao cumprimento. Sabemos que essas ações não irão resolver todos os problemas do trânsito, mas é mais um passo para a melhoria”, explicou o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, delegado regional Carlos Roberto de Souza.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *