Manhuaçu: Produtos apreendidos pela Vigilância Sanitária são inutilizados

visa-inutilização1 visa-inutilização2 visa-inutilização3
<
>

A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu e a equipe da Vigilância Sanitária realizaram na manhã desta quinta-feira, 14/03,  a inutilização de produtos apreendidos durante inspeção nos estabelecimentos comerciais. A apreensão aconteceu  há alguns meses, em diversos pontos visitados. A equipe de fiscais detectou a situação irregular das mercadorias, com data de validade vencida e sem procedência.

A última inutilização aconteceu em agosto do ano passado pela Vigilância Sanitária. Segundo a coordenadora, Ana Paula Amaral Costa Teixeira, é o resultado desenvolvido pela equipe da Vigilância Sanitária junto aos comerciantes, empresários que estão entendendo e sendo mais atenciosos no sentido de olharem a data de validade da mercadoria e a origem. “O trabalho é feito diariamente no comércio local. Esse tempo sem realizar a inutilização de produtos alimentícios, demonstra a maturidade, a consciência de todos e a ação da fiscalização”,enfatiza Ana Paula Amaral.

Os alimentos foram inutilizados com um trator, passando por cima de todos os produtos e, depois enterrados sem chance de serem saqueados e carregados por pessoas, que freqüentam o local. Mesmo assim, alguns ficaram observando a chegada do caminhão para tentar retirar o material que seria inutilizado. Só não conseguiram devido à presença da Polícia Militar.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Ana Paula Amaral observa que todos os produtos inutilizados estavam disponíveis ao consumidor. Estavam na prateleira para serem comercializados, colocando em risco a saúde de muita gente e total desrespeito às normas legais. No total foi inutilizada 1 tonelada de alimentos, principalmente os produtos de origem animal sem registro, e outros produtos com o prazo de validade vencido. “O foco é atender a demanda, e evitar que comerciantes coloquem em risco a vida do consumidor, deixando nas prateleiras produtos nocivos à saúde humana”, destaca Ana Paula Amaral.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *