Professores e profissionais da Assistência Social participam de capacitações

esporte-naescola esporte-naescola2
<
>

Profissionais que atuam no Programa AABB Comunidade e nos abrigos institucionais, além de sessenta professores da rede municipal participaram dos treinamentos: ‘Programa Esporte na Escola’ e ‘Projeto Conviver’, do SENAR-MG, em parceria com a Prefeitura de Manhuaçu, por meio das Secretarias de Educação e de Trabalho e Desenvolvimento Social, e Sindicato dos Produtores Rurais.

Realizados na EM São Vicente de Paulo, no B. Alfa Sul, e no Centro Cultural, estes cursos estimularam novas ideias e trouxeram novos saberes aos participantes quanto ao relacionamento diário com crianças e adolescentes em salas de aula. O Presidente do Sindicato, Antônio Teodoro Dutra, e a Mobilizadora do SENAR, Isaura da Paixão, também estiveram presentes.

Projeto Conviver

O Projeto Conviver durou dois dias e envolveu quarenta professores, além da equipe da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social.

Como o próprio nome diz, o treinamento busca despertar no profissional novo olhar sobre a adolescência e entendimento melhor sobre comportamento e a visão de mundo que tem quem está nesta faixa etária.

A Secretária M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório, destacou que no curso são trabalhadas a prática pedagógica com estímulo à convivência harmônica e respeitosa, entendimento sobre o processo de solidificação da identidade, conflito de gerações, transtornos, hierarquias e mediação de conflitos, mudanças físicas e psicológicas, autoestima e comportamento, importância da comunicação, vulnerabilidades (violência, drogas, consumismo, transtornos mentais, sexualidade), relacionamento e convivência na família e na escola, além do planejamento pessoal e coletivo.

O curso auxilia aos professores que, no cotidiano, enfrentam dificuldades de lidar com os adolescentes. ‘É preciso compreender o potencial do jovem, pois, assim, é possível auxiliá-lo ainda mais em seu desenvolvimento pessoal. Mais do que ensinar conteúdos, é necessário entender que o mais importante é o bom relacionamento entre as partes. Estabelece-se assim uma nova visão quanto ao papel do professor: em vez de ser visto como alguém que impõe, ele passa a ser quem compartilha conhecimento’, relata a Secretária M. de Educação, Luizaura Januário.

Esporte

O Programa Esporte na Escola também movimentou os professores.

O curso reforça as vantagens de estimular o movimento físico e a interação social como ferramentas para se obter melhor concentração em sala de aula. O instrutor Professor Luiz Roberto Menezes é conhecido por sua atuação na Rede Globo de Televisão, no Rio de Janeiro, na produção de Programas como o da Xuxa, Big Brother Brasil e do Caldeirão do Huck.

O Programa ensina aos professores a usar atividades esportivas dentro e fora da sala de aula, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem, e, com isto, melhorando o rendimento escolar.

Durante o curso é reiterada a proposta de que a prática esportiva também permita aos alunos aprender sobre a convivência em grupo e o respeito ao próximo, na escola e em sociedade.

Informações SCS Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *