Ação Cidade Legal e Prefeitura melhoram visual e segurança da Rua Francisco Fialho

franscisco1 franscisco2 franscisco3 franscisco4
<
>

Limpeza, fiscalização geral e nova iluminação pública foram melhorias realizadas na nova mobilização da Ação Cidade Legal, na Rua Francisco Fialho, na baixada, durante toda esta terça-feira, 19/02. Com participação ativa da Prefeitura de Manhuaçu, a rede envolve as Polícias Militar e Civil, Poder Judiciário e Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, conselhos e outras instituições que atuam na preservação e fortalecimento da segurança pública.

As atividades desta terça-feira representam a continuidade dos trabalhos iniciados em novembro de 2018, quando, moradores e comerciantes pediram providências para problemas antigos da rua, como a sujeira; obstruções na calçada – decorrentes de carcaças automotivas e outras-; circulação constante de usuários de drogas; riscos de zoonoses decorrentes da existência de animais como ratos, escorpiões, cobras e outros nas proximidades dos depósitos de papel e metal ali situados; pouca iluminação, entre outras reclamações.

Na busca de soluções, ainda no final do ano, a Prefeita Cici solicitou à Secretária Giuzaina Gregório (Trabalho e Desenvolvimento Social) que acionasse aos setores relacionados à segurança pública para a organização de atividades em rede, em diversas frentes de trabalho, visando sanar os problemas apontados.

Com a participação de todos estes segmentos, a mobilização começou e se fortalece a cada dia. E, hoje, mais um bom exemplo.

Durante todo o dia, na Rua Francisco Fialho, moradores observaram satisfeitos, pelas janelas, a retirada de entulho, carcaças de carros, lixo, terra e outros materiais que obstruíam a rua e as calçadas, pela equipe do SAMAL, que também utilizou caminhão-pipa para lavar toda a via.

Presentes ao local, as Polícias Militar e Civil deram total assistência aos trabalhos de fiscalização, limpeza e retirada das carcaças automotivas.

As equipes de Vigilância Sanitária e de Vigilância Ambiental vistoriaram estabelecimentos e imóveis; a fiscalização da Secretaria M. de Fazenda também atuou, e, o CREAS fez nova abordagem aos moradores em situação de rua que estavam nas calçadas, em amplo de trabalho de orientação e de encaminhamento.

A Prefeitura também providenciou a troca da iluminação pública da rua, com a substituição das lâmpadas antigas e queimadas por novas, com a tecnologia do LED – que clareiam mais e são mais econômicas-, por meio do Programa Iluminar.

‘Os desafios são grandes, mas caminhando juntos com todas estas instituições, neste trabalho desenvolvido em rede, conseguimos melhorias importantes para os moradores e comerciantes desta rua e imediações. A Prefeita reforça seu compromisso com o bem-estar da população e melhora também a iluminação pública desta via e de outras no município’, afirmou Giuzaina.

O movimento diário da rua é grande, envolvendo o público flutuante (pessoas que embarcam e desembarcam na rodoviária) e da população local, que movimenta o comércio e a prestação dos mais variados serviços. A via é também alternativa amplamente usada por motoristas para desafogar o trânsito na Av. Salime Nacif, com a interligação com a Av. Barão do Rio Branco.

Neste novo plano de ação, as Polícias Militar e Civil têm realizado operações especiais no local, reforçando a prevenção e o combate aos crimes.

Glenda Miranda, Coordenadora do CREAS, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Manhuaçu, destacou que os trabalhos da rede Ação Cidade Legal continuarão, com toda a fiscalização e movimentação necessárias para assegurar um novo cenário para a Rua Francisco Fialho, com mais segurança e bem-estar para os moradores quem ali transita.

Solicita-se que a população informe à Polícia Militar, pelo telefone 190, sobre eventuais situações relacionadas a tráfico e prostituição no local. Deste modo, as ações poderão ser mais rápidas e as famílias terem mais tranquilidade.

(Secretaria M. de Comunicação Social)

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *