Pianista Rafael Ruiz ganha bolsa para estudar em Londres

O premiado pianista manhuaçuense Rafael Ruiz, de 21 anos, recebeu uma bolsa de estudos da Associated Board of the Royal Schools of Music de Londres, sendo um dos mais prestigiosos prêmios concedidos a alunos ingressantes no Royal College of Music.

A elegibilidade para a concessão da bolsa é baseada no mérito da performance na audição e potencial do aluno e é ofertada a apenas dois estudantes estrangeiros por ano.

Uma referência ao prestígio da escola pode ser vista no filme Shine – Brilhante, de 1996, que relata a biografia de David Helfgott, um pianista excepcional e que aos 19 anos de idade também ganhou uma bolsa de estudos para a Royal College of Music, onde estudou por três anos. Por sua belíssima interpretação, Geoffrey Rush ganhou o Oscar de Melhor Ator em 1997.

Rafael Ruiz, 21 anos, nascido em Manhuaçu, município de Minas Gerais, é uma das mais fortes revelações do piano brasileiro da nova geração. Começou a estudar piano aos seis anos de idade e cursou o bacharelado em Piano na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na classe do professor Luiz Senise. Agraciado com o prêmio especial “Hors Concours” no XXV Concurso Nacional de Piano Souza Lima em 2016, pela primeira vez outorgado neste certame, é detentor de 20 prêmios em concursos de piano, dentre os quais se destacam o prestigioso Prêmio Antena 2 na XXII Semana Internacional de Piano de Óbidos (Portugal); o 1º lugar no I Concurso Nacional de Piano da UFRJ; o 1º lugar no VI Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandez.

Participou de importantes festivais de música e de masterclasses ministradas por renomados pianistas, como Paul Badura-Skoda, Boris Berman, Josep Colom e Björn Lehmann – na Europa-, e Nikolai Lugansky, Ricardo Castro e Sofya Gulyak – no Brasil. Apresentou-se em recitais transmitidos ao vivo pelas rádios MEC FM e Antena 2 (Portugal), e gravou para o programa Partituras, da TV Brasil. Como solista, atuou em concertos com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da UFRJ e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. Tem se apresentado com frequência em diversos estados do Brasil, bem como em recitais na Itália, França, Portugal e Áustria.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *