Manhuaçu: Após reformas canil municipal é reaberto

canil canil1 canil2 canil3 canil4 canil7 canil8 canil10 canil11 canil15
<
>

Com a presença da prefeita Cici Magalhães, a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, secretários municipais, vereadores, representantes de ONGs que trabalham em defesa dos animais, foi reaberto na quinta-feira, 20/12, as atividades do Canil Municipal de atendimento a cães e gatos de rua. Foi feita a reforma da estrutura física do imóvel, licitação de equipamentos, insumos e adequação de recursos humanos.

Nos últimos dias, o esforço foi total por parte do SAAE, SAMAL, Secretaria de Obras e equipe de manutenção da Secretaria de Saúde, para que tudo ficasse pronto e ser entregue à comunidade. A nova estrutura do Canil possui 12 baias com solário para cães, dois compartimentos para gatos, além de um espaço para triagem. A coordenação ficará por conta de Emilce Estanislau e a gerência sob a responsabilidade da médica veterinária, Laís Mol.

Para toda a reestruturação foram utilizados recursos da municipalidade, haja vista que nenhum recurso de origem Estadual ou Federal foi disponibilizado ao município, para a finalidade dos cuidados necessários à população animal. Portanto, todo o processo foi realizado de maneira a respeitar os recursos disponíveis e a legislação vigente.

Ainda em processo, de acordo com as exigências das resoluções estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e, já está sendo providenciado o credenciamento de clínicas e hospitais veterinários para garantir suporte necessário aos procedimentos médicos prestados no Canil Municipal, bem como as cirurgias de castração que serão realizadas nas clínicas particulares da região.

Outros documentos estão sendo providenciados para a avaliação do Conselho Federal de Medicina Veterinária e, posterior liberação do projeto de Castração de cães e gatos de rua, a ser realizado no próprio Canil Municipal.

Espaço foi adequado às normas vigentes

O Canil Municipal é um local de passagem, onde cães e gatos sem o proprietário podem receber tratamento, vacinação, vermifugação e castração de acordo com a avaliação clínica e, os recursos disponíveis. No primeiro momento, serão prestados os serviços de atendimento a animais de rua para tratamentos básicos, conforme avaliação médica veterinária, dentro do limite que suporte a rede física do Canil Municipal, até que se possa encaminhá-los à castração. A administração municipal continuará buscando recursos para que se possa dar melhores condições ao controle da população animal do município.

Para a prefeita Cici Magalhães, esse foi um compromisso assumido, sobretudo com as pessoas envolvidas em defesa dos animais, que cobravam do Poder Público um local digno, para que os animais pudessem receber um tratamento adequado. “Queremos em breve avançar mais. Termos um local e, caso um animal venha a falecer possa ser enterrado pelo proprietário, além de um castra móvel para percorrer todo o município, para oferecer o melhor também para os animais”, destaca Cici Magalhães.

A secretária de saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales ressalta que, todo o esforço e compromisso foram importantes, além dos envolvidos no projeto. A parceria do SAMAL, SAAE, Secretaria de Obras e equipe de manutenção foi imprescindível para a concretização do projeto. O próximo passo será a construção de um Centro de Zoonoses completo. “ A dedicação da equipe de manutenção da Secretaria de Saúde, o coordenador de compras Quilberson Costa nos últimos dias foi singular, para que o Canil fosse reaberto. É bom que a população veja a qualidade, dedicação dos profissionais que estarão aqui trabalhando. Emilce Estanislau, Laís, Miguel e Eduardo são pessoas que estão comprometidas com essa causa”, frisa Dra. Karina Gama.

Uma das representantes da ONG de proteção animal, Telma de Freitas disse que ficou movida pela emoção ao participar da reabertura do Canil, que agora está adequado para atender a demanda. “A causa animal é estar buscando o melhor, unindo forças para avançar. Em breve queremos estar colhendo frutos do que foi implantado pela administração e o esforço dos defensores dos animais”, disse Telma de Freitas.

Assessoria de Comunicação da SMS – Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *