Dicas para aumentar as vendas no fim de ano e acelerar os negócios em janeiro

O mês de dezembro é uma época de boas expectativas para quem trabalha no comércio, mas para evitar a inconstância do bom faturamento no Natal e da queda das vendas em janeiro, é preciso ser criativo e organizado. Como os empreendedores, especialmente os pequenos, podem se preparar para este período? A analista e consultora de marketing do Sebrae Minas, Paula Bento, dá algumas dicas:

Conhecimento do cenário especial de Natal: é fundamental que o empreendedor entenda que existe um cenário que é externo à sua empresa, o cenário de fim de ano. Por isso, é interessante que as promoções, oportunidades e produtos da empresa sejam integrados a este cenário. “Bons exemplos são decorar a loja com a tema natalino; fazer embalagens especiais da temática; criar combos promocionais, principalmente ao unir produtos que já possuem um maior índice de vendas com aqueles que não possuem, fazendo com que um ‘puxe’ o outro e o faturamento aumente”, destaca Paula.

Para a consultora, cada negócio se adapta ao cenário de uma maneira diferente, mas é importante que isso ocorra e que o empreendimento não fique indiferente ao que está acontecendo no mercado.

Divulgação online: a divulgação deve ser feita através das ferramentas que o empresário já está acostumado a usar e esses canais devem ser utilizados com sabedoria, ao se comunicar com o consumidor. “Aqui, quero deixar claro que não só a divulgação do produto em si, mas também dicas relacionadas ao produto. Por exemplo, se o empresário comercializa itens utilizados nas ceias de Natal, ele pode usar as redes sociais para dar dicas de como montar a mesa ou como confeccionar uma toalha diferente, enfim, construir um conteúdo que tenha a ver com o mercado natalino. No Facebook e no Instagram, é hora de divulgar fotos bem produzidas, com montagens bem direcionadas, além de utilizar estes veículos para comemorar vitórias com os clientes e fazer uma retrospectiva do ano”, ressalta Paula.

Vendas em janeiro: no primeiro mês do ano, geralmente as pessoas direcionam seu dinheiro para o pagamento de outras responsabilidades e, com isso, há uma queda significativa nas vendas. Negócios ligados à educação e ao setor de saúde e bem-estar, por exemplo, devem se preparar para o início do ano, já que é neste período que as pessoas se preocupam com as matrículas nas escolas e faculdades e com uma vida mais fitness e saudável. “Tudo o que a empresa captou durante o período do Natal é interessante que seja repercutido em outro ambiente, como, por exemplo, usar os dados do cliente para fazer um cupom promocional de desconto em compras até o final de janeiro. É legal também já começar a produzir as campanhas de Carnaval que, neste ano, será no começo de março.”

Para a analista do Sebrae, aumentar as vendas no começo do ano é fazer promoções para renovar o estoque e vender aqueles produtos que estão “encalhados” há tempos. “Realizar campanhas com influenciadores digitais e com o público que consome os seus produtos é uma ótima estratégia para aumentar as vendas neste período. Faça algo para se destacar e ganhar mais espaço no mercado”, finaliza.

Informações Sebrae

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