Atletas do projeto TEAR são campeões Brasileiros de Tiro Esportivo

tear1 tear2 tear3 tear4
<
>

RIO 2016 – Essa foi a principal marca deixada pelas Olimpíadas realizada no Rio de Janeiro no ano de 2016. O Centro Olímpico de Deodoro/RJ foi palco de uma conquista que todos os Brasileiros acompanharam de perto: a Medalha de Prata de FELIPE WU no Tiro Esportivo (Pistola de Ar).

Atirar ao lado de Felipe WU! De um medalhista olímpico! Atirar no mesmo estande que atletas internacionais atiraram! Subir no mesmo pódium que os atletas subiram! Conquistar a mesma medalha que eles erguem no peito! Esses são alguns de muitos sonhos dos atletas do tiro esportivo no Brasil.

Mas para os atletas do Projeto TEAR, desenvolvido pelo Clube de Tiro Guardiões do Caparaó, estes sonhos foram realizados. No palco olímpico, ao lado das estrelas nacionais e internacionais do tiro esportivo, os atletas do Projeto foram Campeões Brasileiros e trouxeram em suas bagagens várias medalhas e pódium, além da quebra de Records e de uma convocação para a Seleção Brasileira de Tiro Esportivo.

Rifle Internacional – Copa do Mundo 2019

O Atleta Alessandro Trevizano, de Ponte Nova/MG, sagrou-se Campeão Brasileiro por equipe nas modalidades WRABF Springer e WRABF Light Varmint e Vice Campeão Brasileiro individual na modalidade WRABF Light Varmint, além de mais 04 medalhas, totalizando 06 pódiuns.

Alessandro iniciou no Tiro Esportivo na modalidade de base de Carabina Mira Aberta de Ar, entrou para o Clube de Tiro Guardiões do Caparaó em 2016 e hoje, com a qualidade e dedicação dos seus treinos, conseguiu bater inúmeros recordes no Campeonato Brasileiro, garantindo uma vaga na Seleção Brasileira de Tiro Esportivo, na equipe que disputará a modalidade de WRABF na Copa do Mundo em 2019, que será realizada na África do Sul.

Ouro na Copa Brasil com carabina emprestada

Uma das melhores atletas do Projeto TEAR: Brenda Pereira, subiu ao mais alto lugar do pódium na Copa Brasil de Tiro Esportivo. Conquistou o ouro na Copa do Brasil, na modalidade Carabina de Ar Olímpica e a medalha de prata no Campeonato Brasileiro.

Brenda tem apenas 14 anos e já disputa provas com pontuações elevadas. Ela é filha do atirador Luciano Pereira e Elizângela Pereira, moradores do distrito de Sacramento, de Manhuaçu/MG. Para conquistar os pódiuns, Brenda concilia os estudos, os treinos e os afazeres da propriedade rural de seus pais.

A família toda, além de cuidar da roça, também treinam e, juntos, sobem aos pódiuns e trazem medalhas para nossa região.

Eles começaram também na modalidade de base – Carabina Mira Aberta de Ar, mas Brenda foi logo despontando e fazendo pontuações tão altas que chamou a atenção do Brasil. Devido a simplicidade da família e as condições financeiras não suportarem a compra de Armas Olímpicas (que são muito caras), dois atiradores renomados deixaram com ela, emprestado, uma Pistola Olímpica de Ar e uma Carabina Olímpica de Ar, sendo que ela não deixou a desejar e foi logo fazendo bonito: conquistando Ouro e Prata na Final do Campeonato Brasileiro.

Árbitro Nacional de Tiro Esportivo

Concomitante com as competições do Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo realizou o Curso Nacional de Árbitro de Provas Olímpicas ISSF. O coordenador do Projeto TEAR e também atleta Wilson Ferreira de Moura, de Caratinga/MG participou do curso e concluiu com êxito recebendo a Habilitação para Arbitrar Provas Nacionais e Olímpicas de Tiro Esportivo.

O Curso teve duração de 12 semanas e habilita o concluinte a arbitrar provas e compor o quadro de Oficiais de Estande e Juri em provas nacionais e internacionais de Tiro Esportivo, realizadas no Brasil, como as Olimpíadas. O Curso é uma exigência para se habilitar ao Curso Internacional de Árbitro ISSF de Tiro Esportivo, realizado pela ISSF, órgão máximo do Tiro Esportivo no Mundo.

Além do Curso de Árbitro, Wilson fez o balanço de sua atuação na Temporada 2018 das Competições de tiro esportivo, sendo que subiu ao Pódium 09 vezes, recendo três títulos ao final da Temporada: Vice Campeão Mineiro de Pistola de AR, Vice Campeão Mineiro de Carabina de Ar e Bronze na Carabina Mira Aberta de Ar. O atleta é apoiada pela Prefeitura Municipal de Caratinga/MG, por meio do Bolsa Atleta da Cidade, representando e elevando o nome da cidade nas Competições onde vai.

Projeto TEAR e Copa do Mundo 2019

O Projeto TEAR atende atletas de diversas cidades como Manhuaçu/MG, Caratinga/MG, Tombos/MG, Durandé/MG, Santa Margarida/MG, Porciúncula/MG e Ipatinga/MG. Foi aprovado no Programa Minas Olímpica do Governo do Estado, orçado em aproximadamente R$ 300.000,00, sendo que as temporadas 2019 e 2020 poderá atender até 25 novos atletas.

Está em andamento, por meio da Prefeitura Municipal de Manhuaçu e da Secretaria de Esportes, a ampliação do Estande de Tiro para que o projeto seja desenvolvido e mais atletas possam ser atendidos nas próximas duas temporadas.

Tal espaço é de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto, sendo que os atletas deverão potencializar a preparação, pois de Agosto a Setembro de 2019 o Rio de Janeiro será palco da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, organizado pela ISSF, onde as modalidade olímpicas de Pistola de Ar e Carabina de AR serão praticadas.

Nesta Copa do Mundo 16 atletas serão convocados para as Olimpíadas de 2020, que será realizada em Tóquio, no Japão.

Concomitante com a Copa do Mundo ISSF, que será realizada no Rio de Janeiro, a Africa do Sul também realizada a Copa do Mundo de Rifle Internacional WRABF, e para esta COPA, o Projeto TEAR já tem um representante convocado para a Seleção Brasileira: Alessandro Trevizano.

 

Para que o Projeto seja dado inicio em 2019, há necessidade de apoio por parte das Empresas da Região, por meio da reversão do ICMS devido ao Estado de Minas Gerais. As empresas que tiverem interesse e quiserem participar dessas conquistas, poderão utilizar até 3% do saldo devedor de ICMS de sua empresa em benefício do Projeto. Para maiores informações, os interessados poderão entrar em contato com o Coordenador do Projeto, pelo tel 31 97587-8190.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *